Reserva alagoana discute o perfil de beneficiários



A Reserva Extrativista (Resex) Marinha da Lagoa do Jequiá, situada no município de Jequiá da Praia (AL), realizou nos dias 5, 6, 11 e 12 de novembro oficinas para discussão do perfil da família beneficiária da UC, cujo objetivo era alcançar a descrição das características que identificam a sua população tradicional. Essa descrição servirá como parâmetro para o reconhecimento da família beneficiária, que é aquela reconhecida pela comunidade e pelas instâncias de gestão da unidade como detentora do direito ao território e acesso aos seus recursos naturais e às políticas públicas voltadas a essas áreas.

A construção do processo para elaboração do perfil da família beneficiária da reserva extrativista teve início em junho de 2013 com a formação do grupo de acompanhamento, com um membro do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Universidade Federal de Alagoas, da Comunidade Ponta de Pedra, da Associação Mãe da Resex, da Prefeitura Municipal de Jequiá e do Povoado Sinimbu. A formação se deu na reunião ordinária do Conselho Deliberativo da UC, seguido por reuniões menores para elucidação do processo e construção do formato para as reuniões participativas nas comunidades, que aconteceram durante a primeira quinzena de novembro.

As reuniões comunitárias foram divididas em quatro grandes atividades, separadas em polos. Dessa forma foram montadas estruturas físicas e condições de apoio para que todos os povoados tivessem acesso às reuniões e pudessem participar das atividades com o menor deslocamento possível, buscando maior mobilização e participação da população, abrangendo todos os 12 povoados da UC.

Durante as reuniões, a equipe gestora da reserva extrativista contou com orientação e apoio logístico da Coordenação de Políticas e Comunidades Tradicionais (COPCT/Disat/ICMBio), com apoio da equipe da UC e a participação da colaboradora eventual Ana Gabriela Cruz Fontoura, que realizou a atividade de facilitação.

"Todo o processo de elaboração e discussão tem sido intenso e participativo, o que é muito importante para que todos na comunidade se envolvam e entendam o que está sendo discutido – o objetivo, a importância e o papel de cada um nesta ação –, trazendo um resultado magnífico para a gestão da UC", afirmou Diana de Alencar, chefe da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá.

Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade



28/11/2013 18:29


Artigos Relacionados


Reserva Extrativista define perfil de beneficiários

Perfil de beneficiários de reserva extrativista é tema de debate

Publicadas orientações para definição do perfil de beneficiários em UCs

Portaria inclui reserva extrativista marinha entre beneficiários do Incra

Câmara de produtos florestais discute reserva legal

Senado discute situação da Reserva Indígena Bananal