Reserva no RJ terá ações integradas com a Polícia Ambiental
A Reserva Biológica de Poço das Antas, no Rio de Janeiro, recebeu na segunda-feira (11) uma comitiva do Comando de Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (CPAm). Composta pelo corpo de oficiais comandantes de todas as divisões do CPAm, inclusive das Unidades de Policiamento Ambiental (UPAm) do estado, a comitiva caminhou na mata para observar grupos de micos-leões-dourados, visitar a lagoa de Juturnaíba e assistir a apresentações sobre a reserva biológica e o trabalho da Associação Mico-leão-dourado.
Solicitada pelo comando do CPAm e organizada pela equipe da UC, a visita faz parte da estratégia de aproximação das duas instituições, cujo objetivo é desenvolver atividades de proteção integrada na reserva biológica e na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João, contemplando ações conjuntas e trabalho de investigação e inteligência.
Segundo o coronel Vidal, subcomandante-geral do CPAm, a visita foi essencial para aproximar ainda mais as equipes, a fim de possibilitar a execução de ações conjuntas na região da unidade de conservação, e ainda serviu para aumentar a consciência ambiental dos oficiais presentes pois, afinal, o mico-leão-dourado protegido pela Reserva Biológica de Poço das Antas é símbolo do CPAm.
O chefe da UC, Gustavo Luna Peixoto, considera a visita muito proveitosa, "principalmente porque, pela falta de recursos humanos, precisamos nos aproximar das outras instituições que trabalham também em prol do meio ambiente, em especial a Polícia Militar e as guardas ambientais municipais, a fim de proteger nossas unidades de conservação". Como resultado da visita já foi agendada uma ação de fiscalização conjunta com objetivo principal de coibir a caça de animais silvestres na área da Reserva Biológica de Poço das Antas.
CPAm
O Comando de Polícia Ambiental do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 2012 com a finalidade de ampliar as atividades desenvolvidas pelo Batalhão de Polícia Florestal e de Meio Ambiente (BPFMA). Além de prevenir e combater crimes ambientais, o comando desenvolve atividades de conscientização e educação ambiental voltadas para alunos de diversas escolas públicas e privadas do estado.
O CPAm conta atualmente com seis UPAm instaladas em UC estaduais, além de uma UPAm Móvel que possibilita o combate a todas as modalidades de crimes ambientais fora das UC. A instalação das UPAm dentro das unidades estaduais representa um marco para a população do estado do Rio de Janeiro, já que permite a preservação contínua dessas áreas pelo seu domínio territorial permanente.
Fonte:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
13/11/2013 19:00
Artigos Relacionados
Ações integradas ao Brasil sem Miséria vão assentar 1.112 famílias
Especialistas defendem ações integradas de educação e saúde
Subcomissão vai propor ações integradas contra o uso de drogas
Governo apresenta plano de ações integradas para quilombolas do Maranhão
Governo vai apresentar plano de ações integradas para quilombolas do Maranhão
Secretária apresenta programa de ações integradas para combate às drogas