Resolução sobre práticas farmacêuticas deve ser editada em meados deste ano



A resolução em debate na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) define critérios para a venda de medicamentos e alimentos, e para a prestação de serviços em farmácias e drogarias. A intenção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o texto é definir novas regras para que seja mais efetivo o papel de tais estabelecimentos na proteção da saúde e na orientação do consumidor.

Durante 90 dias, de julho a outubro de 2007, o documento esteve em consulta pública. Nesse período, a Anvisa recebeu mais de 4.500 manifestações e 471 contribuições. As sugestões foram encaminhadas ao corpo técnico da agência para análise e consolidação. O texto final do Regulamento Técnico de Boas Práticas Farmacêuticas em Farmácias e Drogarias, a ser aprovado pela diretoria colegiada da Anvisa, deverá ser editado em meados deste ano, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão.

Em debates sobre a questão, conforme página da Anvisa na Internet, o diretor-presidente da agência, Dirceu Raposo de Mello, afirmou que o uso correto de medicamentos passa pela orientação farmacêutica bem feita e que isso é papel das farmácias e drogarias. Para Dirceu Raposo, esses estabelecimentos devem ser promotores de saúde e "são de relevância pública".

O diretor-presidente entende, conforme notícia divulgada pelo site, que a farmácia não deve ser vista como um estabelecimento puramente comercial. "Ela precisa ser um local de promoção da saúde, com as atividades bem definidas e funcionando como uma extensão das orientações médicas e dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde".

Já a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, também de acordo com o site, esclareceu que a proposta da agência para as farmácias e drogarias complementa o controle que existe na produção de medicamentos. O regulamento possibilita também, segundo a diretora, a valorização do profissional farmacêutico: "A grande discussão que se trava é entre o comércio e a saúde. Se esse novo regulamento entrar em vigor, os fiscais terão mais trabalho. Mas teremos as farmácias como estabelecimentos de saúde", afirmou.

06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAS discute regulamento de boas práticas farmacêuticas

Iris de Araújo quer regulamentar práticas farmacêuticas

Comissão de Assuntos Sociais discute boas práticas farmacêuticas

Começa reunião da CAS que vai discutir práticas farmacêuticas e venda de remédios

Agricultura: Resolução da secretaria permite práticas de manejo em granjas na região de Bastos

Agricultura: Resolução da secretaria permite práticas de manejo em granjas na região de Bastos