Restabelecidas resoluções sobre hospitais universitários



Em regime de urgência, o Senado aprovou nesta quarta-feira (26) projeto restabelecendo as resoluções da Casa que autorizam a União a contratar operações de crédito externo para financiar o Programa de Modernização e Consolidação da Infra-Estrutura Acadêmica das Instituições de Ensino Superior e Hospitais Universitários. A decisão agora vai a promulgação.

Segundo o senador Tião Viana (PT-AC), uma "gravíssima crise" sacrifica os hospitais universitários. Ele disse esperar que o Ministério da Saúde não mais se omita em relação a esses estabelecimentos. A senadora Heloísa Helena (PT-AL) manifestou a mesma preocupação. E o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) recomendou que se encontrem formas de gestão dos hospitais universitários, para que eles possam angariar recursos na própria comunidade.

Na mesma sessão, o Plenário autorizou o governo a contratar operação de crédito externo no valor de 159,2 milhões de ienes entre o Brasil e o Marubeni Corparation, destinado ao financiamento de 15% dos equipamentos a serem adquiridos pelo Ministério da Saúde para o Projeto Hemodiálise.

Noutra votação, o governo foi autorizado a contrair empréstimo de 901,1 milhões de ienes junto ao Japan Bank for International Corporation, destinado ao financiamento de 85% dos equipamentos a serem adquiridos para o mesmo Projeto Hemodiálise.




26/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota projeto sobre hospitais universitários no dia 27

Senado vota projeto sobre hospitais universitários em agosto

SERRA FALA NA CAS SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

SERRA FALA NA CAS SOBRE CAPTAÇÃO DE RECURSOS POR HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS

Nabor defende análise atenta de projeto sobre hospitais universitários

MS investe em 47 hospitais universitários