Senado vota projeto sobre hospitais universitários no dia 27



O projeto de lei do senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) que destina 25% dos leitos operacionais e capacidade assistencial dos hospitais universitários a pacientes que se disponham a pagar será votado pelo Senado na próxima quarta-feira (dia 27). Incluído na ordem do dia da sessão desta quinta-feira (dia 21), o projeto teve sua votação adiada por requerimento dos senadores Paulo Hartung (PPS-ES) e Heloísa Helena (PT-AL), que desejam dispor de mais tempo para apresentar emendas ao projeto.

Segundo a proposta, também os pacientes que tenham cobertura de planos ou seguros de saúde, mediante ressarcimento pecuniário, poderão ser atendidos em hospitais universitários dentro do limite de 25% dos leitos. Os recursos obtidos dessa maneira devem obrigatoriamente ser utilizados na manutenção do hospital e na melhoria das condições de atendimento.

Na justificação do projeto, Alcântara argumenta que a situação dos hospitais universitários e de ensino no país é financeiramente preocupante, uma vez que suas responsabilidades com a pesquisa impõem uma manutenção mais cara do que a dos hospitais públicos convencionais.

Ele afirma que muitas dessas entidades já reservam parte de seus leitos a pacientes particulares ou de convênios, mesmo que a Lei Orgânica da Saúde lhes vede essa possibilidade. O projeto pretende regularizar a situação, impondo limites e obrigando que os recursos obtidos sejam usados no aperfeiçoamento tecnológico das unidades.

21/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vota projeto sobre hospitais universitários em agosto

Senado vota projeto que permite a hospitais universitários receber pacientes de planos de saúde

Plenário vota projeto que permite captação de recursos por hospitais universitários

Nabor defende análise atenta de projeto sobre hospitais universitários

Plenário vota autorização para cobrança de serviços em hospitais universitários

Projeto dos hospitais universitários volta para a CAS