Resultado do Enem tem 3,5 milhões de acessos em três dias



Com o resultado do Enem, o estudante pode fazer a inscrição no Sisu do Ministério da Educação. A oferta é de 129.279 vagas em 101 instituições públicas de educação superior do País

 

Segundo divulgação do Ministério da Educação (MEC), até as 13 horas do último domingo (30 de dezembro), cerca de 3.505.481 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 acessaram seu boletim de desempenho pela internet. Os estudantes puderam verificar as notas das provas por área de conhecimento e também a nota da redação.

Os resultados foram liberados na manhã de sexta-feira (28) na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Para ter acesso ao sistema, o estudante deve informar o número do CPF ou o de inscrição no Enem de 2012, seguido da senha. Também está à disposição dos participantes do exame o manual Entenda sua Nota no Enem – Guia do Participante.

As provas foram realizadas em novembro último, em 1.615 municípios de todo o País, por 4,1 milhões de participantes. A divulgação dos gabaritos ocorreu no dia 6 do mesmo mês. A prova de redação estará disponível para vista pedagógica em 6 de fevereiro próximo.

 

Sistema de cálculo do Enem 2012

A metodologia utilizada na correção das provas objetivas do Enem é diferente da metodologia clássica. O Exame Nacional do Ensino Médio emprega a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nas avaliações normais, as notas são calculadas de 0 a 10 ou de 0 a 100, e a forma de chegar à nota é simples, bastando somar as questões corretas na prova.

Porém, na prova objetiva do Enem, a nota não é dada somente pelo número de questões corretas, mas também levando em conta a coerência das respostas do participante diante do conjunto das questões que formam a prova. Assim, o mínimo e o máximo em cada área do conhecimento dependem das questões que compõem a prova. Dessa forma, a nota mínima não é zero e a nota máxima não é 1000.