Retirado de pauta projeto que reduz jornada dos motoristas de transporte coletivo



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) retirou de pauta, nesta quarta-feira (25), o projeto que limita a 36 horas a jornada semanal de trabalho dos motoristas de transporte coletivo urbano e assemelhados. O texto do PLS 266/2013 modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para que o expediente desses profissionais passe a ser de seis horas diárias de trabalho, em caso de jornadas de seis dias por semana, ou de 7h16min, nas jornadas de cinco dias.

VEJA MAIS

A retirada foi motivada pela apresentação de requerimento do senador Clésio Andrade (PMDB-MG), em Plenário, para que a matéria seja analisada antes pelas Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Assuntos Econômicos (CAE).

Somente após o exame da matéria pelas duas comissões é que a proposta será votada na CAS, onde o senador Benedito de Lira (PP-AL) já apresentou parecer com voto favorável.

Periculosidade

Foi adiada, nesta quarta-feira, a votação do PLS 185/2013, do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), propondo que trabalhadores que exerçam atividades simultanemente perigosas e insalubres passem a receber compensação financeira. O relator, Sérgio Petecão (PSD-AC) manifestou seu voto pela rejeição da proposta e o presidente da CAS, Waldemir Moka (PMDB-MS) concedeu vista coletiva. Pelo Regimento Interno do Senado, nessa condição a proposta só volta à pauta após o prazo de cinco dias, para que os parlamentares posam fazer sua análise.

A senadora Ana Rita (PT-ES) apresentou voto em separado, pela aprovação do PLS 185/2013, afirmando que

a nova redação dada pelo projeto à Consolidação das Leis do Trabalho "alcança o mencionado objetivo de valorização do trabalhador, ao mesmo tempo em que estimula, quando possível, a redução dos riscos laborais, ao condicionar o pagamento da majoração do adicional de periculosidade à permanência da exposição concomitante aos referidos agentes".



25/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada urgência para projeto que reduz a zero o PIS e a Cofins do transporte coletivo

CDH debate controle da jornada de trabalho de motoristas no transporte de cargas

Exigência de recipientes de lixo em veículos de transporte coletivo na pauta da CMA

Preferência de desembarque para idoso que usa transporte coletivo está na pauta da CI

Projeto que autoriza cassinos é retirado da pauta da CDR

Retirado de pauta projeto que altera as leis trabalhistas