Reunião confirma indicações para a nova Mesa do Senado
Os líderes dos partidos no Senado definiram, em reunião nesta sexta-feira (31), a composição da Mesa para os próximos dois anos. Além do senador José Sarney (PMDB-AP), que deverá presidir a Casa, farão parte da Mesa o senador Paulo Paim (PT-RS), que deverá ser o 1º vice-presidente, e o senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que ocupará a 2ª Vice-Presidência. O senador Romeu Tuma (PFL-SP) será o 1º secretário. O 2º secretário ainda não foi indicado, mas deve ser do PMDB. A 3ª Secretaria será ocupada pelo senador Heráclito Fortes (PFL-PI) e o 4º secretário será o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS).
A reunião foi realizada no gabinete do presidente do Senado, Ramez Tebet, e contou com a participação dos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), do PMDB; Eduardo Suplicy (SP), Aloizio Mercadante (SP) e Tião Viana (AC), do PT; José Agripino (RN), do PFL; Jefferson Péres (AM), do PDT, e Fernando Bezerra (RN), do PTB.
A eleição da nova Mesa do Senado será realizada logo após a posse dos novos senadores neste sábado (1º) por votação pelo painel eletrônico, pois só existe uma chapa proposta.
O senador Jefferson Péres afirmou, após a reunião, que as indicações são resultado de consenso entre os partidos com representação no Senado e estão de acordo com a proporcionalidade partidária.
Para os senadores Suplicy e Mercadante, a reunião pode ser considerada uma vitória política do governo Luiz Inácio Lula da Silva, já que não houve disputa e as indicações foram decididas com base na negociação e no diálogo. Na opinião de ambos, a escolha dos nomes dos presidentes da comissões permanentes da Casa também deverá se dar por acordo e com respeito à proporcionalidade dos partidos.
31/01/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Nova Mesa do Senado realiza primeira reunião
ACM CONFIRMA REUNIÃO DA MESA PARA DECISÃO SOBRE QUEBRA DE SIGILO
Reunião da Mesa discutirá nepotismo e caso de servidores denunciados pelo MP, confirma Garibaldi
Nova Mesa Diretora tem primeira reunião do ano
Comissão de Orçamento vota avisos e requerimentos na segunda reunião da nova mesa
Comissão de Orçamento vota avisos e requerimentos na segunda reunião da nova mesa