Reunião da Mesa para analisar representação contra Renan é adiada para 15h30



A reunião da Mesa do Senado para deliberar sobre o acatamento ou não da segunda representação do PSOL contra o presidente da Casa, Renan Calheiros, foi transferida para esta terça-feira (7), às 15h30, informou o 1º vice-presidente, Tião Viana (PT-AC). A reunião, marcada para esta manhã, foi suspensa porque, segundo explicou Tião Viana, os senadores pelo Espírito Santo, Gerson Camata (PMDB) e Magno Malta (PR), integrantes da Mesa, estão enfrentando atrasos em seus vôos para Brasília.

VEJA MAIS

Essa segunda representação solicita investigação sobre denúncia publicada pela revista Veja em 11 de julho, de que o presidente do Senado teria beneficiado a empresa Schincariol em Alagoas em relação a dívidas com o INSS, depois que a empresa comprou uma fábrica do irmão do senador,bem como sobre uma suposta apropriação ilegal, por parte da família Calheiros, de área rural em Murici (AL).

Os membros da Mesa já receberam o parecer da Advocacia do Senado sobre a representação contra Renan, informou Tião Viana. De acordo com o senador César Borges (DEM-BA), os integrantes da Mesa vão analisar o parecer que instrui o processo, mas o acatamento ou não da representação será decidido na reunião desta tarde.

O 1° vice-presidente disse ainda que a Mesa decidiu que a Advocacia do Senado sempre será ouvida como procedimento rotineiro. Na opinião de Tião, tal procedimento para subsidiar tecnicamente a Mesa é legítimo e necessário e não compromete a independência dos senadores em relação aos casos analisados.

- É uma grave crise que se abate sobre o Senado, um momento de constrangimento para muitos senadores, mas ninguém pode tirar o direito de defesa de Renan e nem o de protesto e de crítica de partidos da Casa - observou.



07/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa se reúne nesta terça para analisar nova representação contra Renan

Adiada reunião do Conselho de Ética para exame da segunda representação contra Renan

Tião Viana aguarda recebimento de quarta representação contra Renan para convocar reunião da Mesa

Reunião da Mesa é antecipada para 15h30

Mesa se reúne para decidir sobre quinta representação contra Renan

Mesa reúne-se na quinta para decidir se aceita nova representação contra Renan