Tião Viana aguarda recebimento de quarta representação contra Renan para convocar reunião da Mesa



O 1º vice-presidente do Senado, Tião Viana, afirmou nesta quinta-feira (13) que aguarda apenas que a Presidência da Casa lhe envie a quarta representação contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para convocar reunião da Mesa com o objetivo de decidir se encaminha ou não a nova denúncia ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Cabe a Tião Viana presidir as reuniões da Mesa do Senado quando o assunto a ser deliberado estiver relacionado com as representações que tramitam na Casa contra o presidente Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar.

- A deliberação sobre esse assunto depende apenas de o presidente Renan me enviar a representação - afirmou Tião Viana, em entrevista à imprensa.

Essa representação, protocolada pelo PSOL no dia 6 deste mês, solicita a abertura de processo de investigação no Conselho de Ética para apurar denúncias publicadas pelas revistas Veja e Época de que Renan e o lobista Luiz Garcia Coelho teriam montado um esquema de propinas para desviar recursos públicos.

Segundo as duas revistas, o esquema funcionaria com a ajuda de um grupo de aliados do PMDB, de maneira a beneficiar o banco BMG e demais instituições financeiras interessadas em receber concessão do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para operar com empréstimos consignados a aposentados da Previdência.

Ainda de acordo com as publicações, Renan e o mesmo lobista teriam atuado também em conjunto na tentativa de fraudar negócio com o fundo de pensão Postalis, dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.



13/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana diz que Mesa decide hoje sobre encaminhamento de quinta representação contra Renan

Mesa do Senado está reunida para decidir sobre quarta representação contra Renan

Mesa reúne-se na quinta-feira para decidir se aceita quarta representação contra Renan

Tião Viana informa que representação contra Renan vai ao Conselho de Ética

Reunião da Mesa para analisar representação contra Renan é adiada para 15h30

Tião Viana espera receber nova representação contra Renan nesta terça