Ricardo Ferraço anuncia parcerias internacionais firmadas no Espírito Santo



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) esclareceu em Plenário nesta quarta-feira (13) o motivo de sua ausência do Senado Federal na última semana: esteve em Singapura e na Holanda como parte de uma missão especial de seu estado, o Espírito Santo, para firmar acordos comerciais com os dois países.

Em Singapura, a missão capixaba conheceu as instalações da empresa SembCOrp Marine, que irá construir um estaleiro no município de Aracruz para atender à demanda da Petrobras na construção de plataformas de exploração de petróleo. O senador informou que a iniciativa, que contará com investimento de mais de R$ 1 bilhão, propiciará a criação de dois mil empregos durante a instalação do estaleiro e mais cerca de oito mil empregos quando estiver em funcionamento.

Ricardo Ferraço destacou que, em Singapura, foi possível também aprender um pouco mais sobre logística portuária, uma vez que o país asiático, apesar de dimensões territoriais muito menores do que o próprio Espírito Santo, tem atualmente o maior porto em operação do planeta. Segundo o senador, enquanto o Brasil movimenta 5 milhões de TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano, Singapura movimenta 30 milhões.

A missão capixaba também esteve em Roterdã, considerada a cidade industrial da Holanda. Ricardo Ferraço explicou que o governo do Espírito Santo firmou uma parceria com empresários holandeses e o governo de Roterdã para construção de um novo porto no município de Presidente Kennedy, no litoral sul do estado. A expectativa é de que em julho os primeiros técnicos holandeses cheguem ao estado para fazer os estudos preliminares da obra. O valor do investimento será de R$ 5 bilhões e a previsão é de que as obras sejam iniciadas em 2014.

- São empreendimentos para gerar desenvolvimento no estado, porque as pessoas precisam de oportunidade para revelar seu talento, sua capacidade e seu potencial, e poderem ter uma vida digna e oferecer uma vida digna a seus familiares – defendeu o senador.

Voto secreto

Ricardo Ferraço também parabenizou o presidente do Senado, José Sarney, por ter colocado na pauta do Plenário as propostas de emenda à Constituição que acabam com o voto secreto na Casa, em especial à PEC 50/2006, do senador Paulo Paim (PT-RS), que torna aberta qualquer votação em Plenário. Ricardo Ferraço anunciou sua posição favorável à proposta, sob o argumento de que é preciso “radicalizar” no caminho à transparência.



13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço registra 15 anos da ‘Folha do Espírito Santo’

Ricardo Ferraço destaca crescimento industrial do Espírito Santo

Ricardo Ferraço é contra privatização de rodovia federal no Espírito Santo

Ricardo Ferraço denuncia manobra para retirar estaleiro do Espírito Santo

Ricardo Ferraço defende nova licitação para duplicação da BR-101 no Espírito Santo

Ricardo Ferraço saúda primeira universidade privada do Espírito Santo, em Vila Velha