Ricardo Ferraço apresenta projeto que disciplina a mediação de conflitos




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) anunciou em Plenário, nesta quarta-feira (14), a apresentação de projeto de lei (PLS 517/2011) que institui e disciplina o uso da mediação como instrumento para prevenção e solução consensual de conflitos.

Ricardo Ferraço lembrou que o instituto da mediação já está regulamentando em vários países, como Estados Unidos, Argentina, Japão, Autrália e França, podendo ser aplicado a vários tipos de litígio, tais como administrativos, escolares, familiares, empresariais, trabalhistas, prisionais e ambientais.

- O mediador, é bom frisar, não tem a missão nem a autorização de decidir o conflito. Seu papel é ajudar as partes a se comunicarem de forma mais clara, mais neutra - explicou.

Um bom exemplo do uso da mediação na solução de conflitos, segundo Ricardo Ferraço, são as causas envolvendo pensão alimentícia, em que, na maioria das vezes, a briga financeira é só uma desculpa para o casal resolver pendências afetivas mais complexas.

Neste tipo de causa, observa Ricardo Ferraço, a mediação de profissionais devidamente capacitados trabalha o pano de fundo do conflito familiar, a fim de que as partes saiam não só com um acordo financeiro em mãos, mas também emocionalmente mais equilibradas.

O projeto de Ricardo Ferraço aguarda a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).



14/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço pede votação de projeto que disciplina mediação de conflitos

Ferraço pede aprovação de projeto que regulamenta mediação de conflitos

Projeto que disciplina a mediação judicial e extrajudicial é aprovado pela CCJ

Projeto que regulamenta a mediação na solução de conflitos deve seguir para a Câmara

Orçamento: Ricardo Ferraço apresenta relatório setorial de Poderes de Estado

Ricardo Ferraço apresenta proposta para Fundo de Participação dos Estados