Ricardo Ferraço cobra fortalecimento da Embrapa



O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) saudou, nesta segunda-feira (15), o novo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes, e pediu ao governo federal e ao Congresso mais apoio, recursos, valorização e fortalecimento da empresa. O parlamentar afirmou que Lopes, que assumiu o cargo no início do mês, "tem toda a capacidade" para reforçar o papel estratégico da Embrapa.

Fundada em 1973, lembrou Ricardo Ferraço, a Embrapa conquistou 93 prêmios nacionais e internacionais em 2011, devido à qualidade de suas pesquisas e atividades no Brasil e no exterior.

- A Embrapa é referência internacional em pesquisa no campo e é um orgulho para todos os brasileiros - declarou.

Ajudada pelos avanços proporcionados pelas pesquisas da Embrapa, a produção agropecuária brasileira aumentou de maneira destacada nos últimos trinta anos, disse o senador. Ele informou que a produção nacional de grãos teve aumento mais de 230% entre 1970 e 2011.

Além disso, pontuou Ricardo Ferraço, as atividades da empresa fortalecem a agricultura familiar em todo o país, proporcionando alimentação mais farta e mais nutritiva na mesa dos brasileiros. O senador disse ainda que as ações da Embrapa proporcionaram a criação de cerca de 75 mil postos de trabalho no ano passado.

Ele comentou também que a estatal tem mais de 270 acordos de cooperação técnica com mais de 50 países e 150 instituições. Tudo isso com um orçamento anual de pouco mais de R$ 2 bilhões.

- O Brasil só tem a ganhar ao continuar fortalecendo a Embrapa, que promete dar ainda muito mais orgulho ao país - afirmou, ao pedir mais atenção, apoio e recursos para a empresa.

Dia do Professor

Ricardo Ferraço também destacou a comemoração do Dia do Professor (15 de outubro). Ele homenageou os professores e pediu a valorização da categoria para que a profissão se torne mais atrativa.

- Tenho um profundo respeito pelos professores e professoras, que dedicam suas vidas à formação de nossos jovens - disse.

O senador afirmou, porém, que os professores do ensino fundamental brasileiro estão entre os mais mal remunerados de todo o mundo.



15/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço defende voto facultativo e cobra debate

Ricardo Ferraço comemorou sucesso da reunião da OMC

Ricardo Ferraço elogia STF por decisão em favor do CNJ

Ricardo Ferraço diz que Mercosul precisa se reinventar

Ricardo Ferraço elogia lançamento do Pronatec

Ricardo Ferraço defende voto facultativo