Ricardo Santos quer dinamizar exportações para combater a crise
O senador lembrou que o crescimento econômico brasileiro ficará comprometido pela interveniência de quatro forças: o aprofundamento da recessão mundial afetando as exportações, o encolhimento dos investimentos estrangeiros no país - o principal financiador do déficit em conta corrente -, a redução de outros recursos internacionais que poderiam nos socorrer em emergências e a possibilidade de restrições no fornecimento de petróleo.
Ricardo Santos observou que, para ser eficaz, a política de estímulo às exportações precisa envolver múltiplos instrumentos, que devem guardar sintonia e consistência entre si. Em especial, as políticas energética, industrial e de comércio exterior devem convergir dentro dessa prática, ressaltou.
O senador afirmou, também que uma política dinâmica de promoção de exportações passa por uma melhor eficiência do sistema econômico como um todo: uma reforma tributária que desonere o setor produtivo nacional, disponibilização de linhas de crédito ao setor exportador, investimentos em transportes e sistema portuário e eliminação dos entraves burocráticos que dificultam a realização de negócios com o exterior.
Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PPS-TO) afirmou que todos devem envidar esforços no sentido de combater o terrorismo, mas poupando as populações civis. Ele lamentou que o episódio venha a trazer dificuldades para a economia brasileira, e concordou com a necessidade de dinamizar exportações.
26/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
RICARDO SANTOS QUER EXPORTAÇÕES COMO ESTÍMULO AO CRESCIMENTO
Ricardo Santos apresenta propostas para combater a má distribuição da renda
Ricardo Santos destaca exportações da Vale
Ricardo Santos manifesta confiança no governo para superar a crise
Ricardo Santos propõe soluções para a crise de energia elétrica
Ricardo Santos quer isenção para medicamentos no IR