Ricardo Santos destaca exportações da Vale
O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) ressaltou que a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) é a empresa que mais contribui para a balança brasileira de pagamentos, tendo exportado US$ 3,3 bilhões no ano passado. Na homenagem aos 60 anos de criação da empresa, nesta terça-feira (4), o representante capixaba acrescentou que ela tem mais de 21 mil empregados e clientes em mais de 30 países.
O parlamentar destacou que a CVRD foi criada pelo presidente Getúlio Vargas para atender a um acordo formalizado em Washington (EUA), com a Inglaterra e os Estados Unidos. O Brasil comprometeu-se a constituir uma empresa produtora e exportadora de minério de ferro. em 1952, com dez anos de atividade, a empresa já atingia a marca de 1,5 milhão de toneladas exportadas.
A partir do ano seguinte, de acordo com o parlamentar, a CVRD implementou uma política de diversificação de mercados. Os Estados Unidos passaram a perder terreno para o Japão e países do Leste Europeu. Ao mesmo tempo, informou o senador, a empresa diversificou sua atuação no mercado interno, passando a ser acionista da Usiminas, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Companhia Siderúrgica Paulista (Cosipa) e da Ferro e Aço de Vitória (ES).
Ricardo Santos ressaltou o progresso da empresa na gestão de Eliezer Batista, que acumulou a presidência da Vale com o comando do Ministério das Minas e Energia, entre 1960 e 1964. O parlamentar também destacou a construção do Porto de Tubarão, em Vitória (ES), em 1966 - à época, o maior e mais moderno atracadouro para embarque de granéis sólidos. Três anos depois, a exportação da CVRD chegava a 6 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
O integrante da bancada do Espírito Santo no Senado destacou que a empresa tem 1,2 milhão de hectares de Mata Atlântica protegidos, em Minas Gerais, Espírito Santo e na região amazônica. Hoje, a CVRD atua em 11 estados brasileiros e tem 72 empresas coligadas ou associadas, no Brasil e no exterior. Ricardo Santos parabenizou a atual direção da companhia, na pessoa de seu diretor-executivo e presidente em exercício, Antonio Marques.
04/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
RICARDO SANTOS QUER EXPORTAÇÕES COMO ESTÍMULO AO CRESCIMENTO
Ricardo Santos quer dinamizar exportações para combater a crise
Ricardo Santos destaca ação da Unesco no controle da Aids
Ricardo Santos destaca desafios para criação da Alca
RICARDO SANTOS DESTACA INICIATIVA CAPIXABA NO COMBATE A VIOLÊNCIA ENTRE OS JOVENS
Ricardo Santos propõe aperfeiçoamento do Fies