RICARDO SANTOS QUER POLÍTICA DE PREÇOS PARA O GÁS NATURAL
Na avaliação de Ricardo Santos, a disponibilidade e o preço atraente do gás natural poderá viabilizar a formação de pólos siderúrgicos em lugares como Vitória (ES), Corumbá (MS), Sepetiba (RJ), São Luís (MA) e Marabá (PA). Assim, o Brasil reunirá condições de exportar aços planos e produtos semi-acabados de maior valor agregado, em vez de vender minério de ferro e subprodutos do minério.
Além disso, o gás natural a preço justo abrirá caminho para a instalação de termelétricas a gás no país, evitando uma crise no abastecimento de energia elétrica, para a qual apontam as projeções de consumo para os próximos anos, argumenta Ricardo Santos. O senador afirma ainda que, para viabilizar esse cenário, o governo precisará criar um Programa de Pólos Siderúrgicos.
- Se tratado como de interesse estratégico para a economia nacional, levará à utilização econômica das grandes reservas de gás natural do país que, no momento, representam uma riqueza inerte, sem valor econômico - diz.
Entre as primeiras providências, Ricardo Santos defende a necessidade de induzir a Petrobras a definir um preço de gás natural específico para ser usado como insumo siderúrgico, garantindo suprimento em quantidade e duração, e instruir o BNDES a conferir prioridade especial ao financiamento dos pólos e à sua consolidação com projetos industriais, de logística, telecomunicações, gasodutos e termelétricas.
30/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
RICARDO SANTOS: POLÍTICA PARA GÁS NATURAL PODE INVIABILIZAR TERMELÉTRICAS
CAE VAI DISCUTIR POLÍTICA DE PREÇOS PARA O GÁS NATURAL
CAE DEBATE POLÍTICA DE PREÇOS PARA A INDÚSTRIA DO GÁS NATURAL
CAE VAI DISCUTIR POLÍTICA DE PREÇOS NA INDÚSTRIA DO GÁS NATURAL
Ricardo Santos quer isenção para medicamentos no IR
Ricardo Santos quer aprovação de crédito para cafeicultura na CAE