Rio Branco tem mais de 700 desabrigados por causa da cheia do Rio Acre



Subiu para 730 o número de desabrigados pela cheia do Rio Acre, em Rio Branco. É o que informou o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun. Segundo a Defesa Civil estadual, o nível das águas continua subindo e nesta sexta-feira (17) chegou a 16,56 metros.

O coordenador-geral da Defesa Civil do estado, coronel Oliveira, disse que os desabrigados foram encaminhados ao Parque de Exposição da cidade, onde estão recebendo alimentos e atendimento médico. Ele disse que a produção agrícola na cidade também foi afetada. “Muitas famílias perderam bens e houve danos, principalmente, nas lavouras da população ribeirinha”, disse.

Nesta sexta-feira, dois técnicos do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) do Ministério da Integração Nacional estão a caminho da capital acriana. Eles vão auxiliar os agentes da Defesa Civil e avaliar os danos causados pelas chuvas na cidade.

O chefe do Cenad, Armin Braun, disse que a Defesa Civil do Acre tem um bom plano de contingência e que as ações preventivas foram fundamentais para que os danos não fossem maiores. “A Defesa Civil do estado realizou monitoramento e retirou definitivamente 246 famílias de áreas de risco em 2011, antes que as cheias começassem”. As famílias receberam casas novas em locais seguros e o aluguel social foi pago pelo governo do estado.

A prefeitura de Rio Branco decretou situação de emergência na quinta-feira (16). A Defesa Civil do estado monitora ainda mais três municípios atingidos pela enchente: Sena Madureira, Assis Brasil e Porto Acre.

 

Fonte:
Agência Brasil



17/02/2012 16:42


Artigos Relacionados


Cheia do Rio Branco causa inundações em cidades de Roraima

Teresópolis tem mais de 230 desabrigados por causa da chuva

Petecão pede ajuda da Defesa Civil para atingidos pela cheia em Rio Branco

Jefferson Praia relata situação dramática no Amazonas por causa da cheia

Cheia do Rio Acre atinge 64 mil pessoas

Sérgio Petecão pede socorro para população atingida por cheia do Rio Acre