Rio de Janeiro vai integrar projeto Cidade Livre de Pirataria



A prefeitura do Rio de Janeiro vai assinar, nesta quarta-feira (4), com o Ministério da Justiça acordo para adotar ações contra a pirataria. O município a integrar o projeto Cidade Livre de Pirataria, por meio do qual as prefeituras se comprometem a adotar medidas locais de prevenção e repressão a esse crime.

"Para nós do CNCP, o Rio de Janeiro é uma prioridade em razão do volume de visitantes e a demanda por produtos brasileiros. Queremos defender nossos produtos originais e diminuir o comércio informal. Está em jogo a imagem do país para o mundo", afirma o presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), Paulo Abrão.

Em vigor desde 2009, o programa Cidade Livre de Pirataria incentiva e apoia as cidades no combate ao comércio ilegal de produtos e, simultaneamente, promove o engajamento das cidades aos planos dos governos estaduais e federal. Com as prefeituras, criam-se mecanismos locais de conscientização, prevenção e repressão a esse tipo de comércio.

Desde 2010, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal no estado do Rio, entre outros produtos piratas, 23 mil pacotes de cigarros, 6,5 mil mídias (CD, DVD etc) e 6 mil aparelhos eletrônicos. A rua Uruguaiana, centro da capital do Rio de Janeiro, é um dos principais pontos de apreensões.

Antes da assinatura do acordo com o governo federal, a Secretaria Especial de Ordem Pública do Rio de Janeiro realizou diversas ações para coibir a atuação de ambulantes irregulares e comercialização de produtos sem procedência e apreendeu cerca de 500 mil mídias piratas na Cidade do Rio, entre janeiro de 2009 e março de 2012.

O programa do governo federal é uma preparação para a Copa 2014. Dentre as cidades que já participam estão São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte, e Osasco (município localizado na grande São Paulo e que ocupa o 5º lugar em população).

 

Fonte:
Ministério da Justiça

 

03/04/2012 20:59


Artigos Relacionados


Porto Alegre adere ao projeto Cidade Livre de Pirataria

BH é a quarta sede da Copa a aderir ao projeto Cidade Livre de Pirataria

Cuiabá adere ao programa Cidade Livre de Pirataria

Programa Cidade Livre da Pirataria é destaque em conferência internacional

CAE aprova empréstimo de US$ 1,04 bi para a cidade do Rio de Janeiro

CAS debate epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro