Tuma chama a atenção para a necessidade de investimentos nas rodovias brasileiras
Tuma citou a Pesquisa Rodoviária 2001 da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada na última terça-feira (2), que traz análise do estado geral de conservação das estradas brasileiras. Foram avaliados 45.294 quilômetros de estradas federais e estaduais, de 2 à 27 de julho deste ano, levando-se em consideração suas principais características físicas, como pavimentação, sinalização e engenharia, tipos de tráfego e infra-estrutura de apoio. Os dados, quando comparados ao ano anterior, mostram que houve uma melhoria no estado de conservação da malha rodoviária, no que diz respeito a pavimento e sinalização.
Segundo informou, no ano passado, 80% das rodovias nacionais foram classificadas como deficientes, ruins e péssimas enquanto neste ano, houve um decréscimo de 12% nos trechos que receberam tal avaliação. Como conseqüência, lembrou, o estado de conservação geral satisfatório subiu de 19%, em 2000, para 31%, em 2001.
Romeu Tuma ainda mencionou a crescente melhoria das condições de sinalização das estradas nos últimos 3 anos. Em 2000, a pesquisa revelou que a sinalização alcançou 54% de níveis satisfatórios contra 45% de avaliação negativa. Em contrapartida, o ano de 2001, teve 61% de avaliações positivas contra 38% de sinalização precária.
As condições de engenharia das rodovias federais, argumentou o senador, permaneceram inalteradas em relação a 2000, talvez por demandar obras de vulto e "grande esforço financeiro e de tempo para implementação de qualquer melhoria", comentou.
Tuma citou o presidente da CNT, Clésio Andrade que, na solenidade de divulgação da pesquisa, chamou a atenção para a importância da melhoria do sistema viário. Andrade lembrou, segundo Tuma, que o Brasil é um país "rodoviarista, que transporta 62% de sua carga e 96% dos seus passageiros por estradas. O senador frisou que o parque rodoviário nacional, estimado em R$ 200 bilhões, não pode se deteriorar por falta de investimentos.
05/10/2001
Agência Senado
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