Roberto Cavalcanti comemora 30 anos de fundação da ANJ



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), em discurso nesta quarta-feira (19), registrou a passagem dos 30 anos de existência da Associação Nacional de Jornais (ANJ), entidade criada em pleno regime militar. Fundada no dia 17 de agosto de 1979, a associação, por sua constante luta em defesa da liberdade de imprensa, tornou-se a mais representativa do setor, disse o senador.

A ANJ congrega 144 publicações nos 27 estados da Federação, o que representa 90% da circulação diária nacional, com largo alcance e relevância estratégica, além de inúmeros bons serviços prestados à Nação, disse o senador.

Roberto Cavalcanti ressaltou o papel democrático da imprensa, cuja "aliança inquebrantável com a sociedade" permite a defesa dos direitos individuais e coletivos; a busca pela transparência das ações governamentais; o combate a arbitrariedades e desmandos; a vigilância constante quanto ao emprego das verbas públicas; e o estabelecimento de contrapontos a toda forma de pensamento único ou interesse dominante.

A liberdade, afirmou o senador, é essencial para que a imprensa possa "criticar, propor soluções, estudar alternativas, enfrentar posicionamentos oficiais, defender teses ou pontos-de-vista minoritários, enfim, ter a possibilidade de postar-se ao lado do interesse geral sobre os privados". E para isso, é preciso "permanecer sob estrito estado de vigilância, pois esmorecer em tal assunto pode representar, ao cabo, uma perda irreparável".

Roberto Cavalcanti também citou a existência de programas e a realizações de seminários, no âmbito da ANJ, em defesa da liberdade de imprensa, da liberdade de expressão e do futuro do jornalismo. Questões como a liberdade comercial; o futuro do jornal em meio às mídias digitais; o alinhamento com as demais indústrias de produção de conteúdo; e os impactos da crise financeira sobre os meios de comunicação estão sendo discutidos pela instituição, o que a seu ver é "uma tarefa complexa e inadiável".



19/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti homenageia Sinduscon de João Pessoa pelos 30 anos de fundação

Mozarildo Cavalcanti comemora os 66 anos de fundação do Partido Trabalhista Brasileiro

Roberto Cavalcanti comemora investimentos estrangeiros na Paraíba

Roberto Cavalcanti comemora crescimento da produção automobilística no Brasil

Roberto Cavalcanti comemora desempenho da economia brasileira no início do século 21

Roberto Cavalcanti comemora dotação orçamentária para a Paraíba em 2007