Roberto Cavalcanti enaltece crescimento e distribuição de renda
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) enfatizou o crescimento da economia brasileira e a distribuição de renda nos últimos anos. Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), afirmou também que a Região Nordeste e a Paraíba foram beneficiadas pelo "feliz binômio crescimento-distribuição".
O parlamentar afirmou que o número de miseráveis no Brasil - pessoas que vivem com menos de R$ 137 por mês - caiu de 50 milhões para 30 milhões, desde 2003. Tal decréscimo, assinalou, é fruto das políticas de distribuição de renda e de geração de empregos adotadas pelo governo federal.
Desde aquele ano, a renda per capita tem aumentado em média 5,3% ao ano. Essa média é ainda maior nos estados da Região Nordeste (7,3%).Já o Produto Interno Bruto (PIB) per capita cresceu 24,3% entre 2003 e 2010, o que tem transformado a sociedade brasileira "numa sociedade moderna e de classe média".
O senador afirmou que a Paraíba já estava, em 2008, em quinto lugar entre as economias estaduais nordestinas, tendo ultrapassado o Rio Grande do Norte. Afirmou também que a Paraíba teve a quarta maior redução na taxa de desigualdade social no Nordeste, entre 1996 e 2007.
O senador alertou, porém, para a necessidade de solucionar "sérios gargalos de infraestrutura". Segundo ele, são necessários investimentos em estradas, aeroportos, transportes ferroviários de cargas e passageiros e nos portos.
24/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Cavalcanti informa sobre distribuição de sementes a agricultores
Marinha será prejudicada com nova distribuição de 'royalties' do pré-sal, avisa Roberto Cavalcanti
Roberto Cavalcanti comemora crescimento da produção automobilística no Brasil
Paim comemora crescimento do país com distribuição de renda
Dilma: inovação é requisito para crescimento com distribuição de renda
Randolfe diz que autonomia do BC prejudicaria distribuição de renda e crescimento econômico