Roberto Cavalcanti pede providências contra praga que devasta palma forrageira na Paraíba



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), em discurso nesta terça-feira (1º), pediu providências às autoridades federais contra a praga que vem devastando plantações de palma forrageira na Paraíba. O senador explicou que o inseto cochonilha-do-carmin (originário do México) vem comprometendo seriamente a safra de palma forrageira, que serve como alimento para os rebanhos nordestinos (de bovinos, caprinos e ovinos).

- Sem a palma forrageira é impossível qualquer atividade pecuária sustentável, do ponto de vista econômico, na quase totalidade das áreas e zonas rurais semiáridas do Nordeste - resumiu o senador.

Roberto Cavalcanti lembrou que, no mês passado, o colega Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) enviou requerimento ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, pedindo informações sobre as ações do ministério sobre o assunto, uma vez que a praga estava devastando o agreste de seu estado.

Roberto Cavalcanti pediu providências das autoridades para que o inseto seja combatido e erradicado o quanto antes, para que a produção pecuária de todo a Região Nordeste não acabe comprometida.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), informou Roberto Cavalcanti, a praga de cochonilha-do-carmin já destruiu cerca de 100 mil hectares de plantações de palma forrageira no semiárido paraibano. Ele assinalou que a falta da palma forrageira já está comprometendo a produção leiteira da Paraíba.

- O Cariri Ocidental, a Serra de Teixeira e o Vale do Piancó foram as regiões mais afetadas. O prejuízo já chega a R$ 400 milhões. O resultado disso foi um desabastecimento do programa do leite, criado para atender 120 mil famílias - registrou.

Em apartes os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) concordaram com a necessidade de a praga ser erradicada e pediram que as autoridades agissem rapidamente.

- Esse é um assunto a ser enfrentado com a maior urgência e em que a Embrapa terá, inescapavelmente, papel preponderante. Isso porque o Nordeste rural e semiárido têm na pecuária bovina, caprina e ovina a sua principal e quase exclusiva atividade economicamente viável - acrescentou Roberto Cavalcanti.

01/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti pede melhoria da malha aeroviária da Paraíba

Roberto Cavalcanti pede inclusão da Paraíba em licitação de blocos de petróleo da ANP

Roberto Cavalcanti pede união de parlamentares da Paraíba na apresentação de emendas ao orçamento

Roberto Cavalcanti pede ao ministro da Integração Nacional solução para o avanço do mar nas praias da Paraíba

Ministério da Agricultura orienta plantio da palma forrageira e abacaxi

CDR vai discutir combate a pragas que destroem plantações de palma forrageira