Roberto Cavalcanti ressalta importância da Universidade Federal de Campina Grande
O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) salientou, nesta segunda-feira (31), o acerto da decisão de desmembrar a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e criar a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que transformou a cidade em um pólo tecnológico de grande importância, valendo-lhe a implantação da Rede Metropolitana de Campina Grande (Metro-CG).
Cavalcanti explicou que a Metro-CG integra o projeto Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), favorecendo aplicações avançadas que apresentam grande demanda por transmissão de dados. O senador informou que a rede é gerenciada pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, integrada por diversas universidades e instituições de pesquisa científica.
- Campina Grande é muito mais do que a famosa cidade do maior São João do Brasil, amplamente conhecida por sua monumental temporada junina de festas. Ela é um dos 74 polos tecnológicos do país mapeados pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - afirmou.
O senador disse que para ser objeto da atenção dessa associação o polo de Campina Grande abrigou uma centena de empresas de tecnologia da informação, gerou cerca de mil empregos e tem o maior número proporcional de PhDs do Brasil, cerca de 600. Além disso, o polo exporta, para 43 países, software e hardware, que vão de bancos de dados de alta complexidade às mais simples recicladoras de cartuchos de impressão.
31/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Roberto Cavalcanti exalta festa de São João de Campina Grande
Aprovado projeto que cria a Universidade de Campina Grande
Roberto Cavalcanti ressalta liderança do Brasil no setor de biocombustíveis
Mozarildo Cavalcanti ressalta importância do voto
Roberto Cavalcanti ressalta tranquilidade do primeiro turno e elogia Justiça Eleitoral
Roberto Cavalcanti pede socorro federal a estados que registram perdas na arrecadação