Roberto Cavalcanti ressalta liderança do Brasil no setor de biocombustíveis



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) registrou nesta segunda-feira (27) a realização de uma série de eventos relativos ao biodiesel, como a Feira Internacional de Agroenergia e Biocombustíveis - Enerbrio 2006 -, a Conferência Internacional de Biocombustíveis, o Simpósio Brasileiro de Agroenergia, e o Encontro Franco-brasileiro de Biocombustíveis, em Brasília. O senador destacou a liderança do Brasil no segmento de biocombustíveis.

- A bioenergia é uma conquista brasileira fantástica irreversível; uma lição ao mundo de como produzir energia renovável - assinalou.

Roberto Cavalcanti disse que, durante o evento, o ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, "deu uma lição" aos representantes da União Européia, apresentando dados de uma pesquisa segundo a qual o Brasil é um exemplo mundial de preservação de florestas, tanto em seus primórdios, com as civilizações indígenas, quanto durante a colonização portuguesa. A Comunidade Européia, ao contrário, segundo o senador, teria dado lição de "dizimação de florestas".

O ministro teria informado ainda ao público presente aos eventos, conforme Cavalcanti, que o Brasil dobrará sua produção de derivados na agricultura e pecuária, "sem que nenhuma árvore seja cortada", através da reutilização, por meio de novas tecnologias, de áreas degradadas, e do aprimoramento da genética, de tecnologias de colheita e de extração e de produção.

- O Brasil precisa dar demonstrações como essa de que não se submete a críticas internacionais não merecidas - disse Cavalcanti, para quem o país não pode perder a oportunidade histórica de liderar "toda a cadeia de biocombustível e dar exemplo para o mundo".

Roberto Cavalcanti lembrou declaração recente do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, no estado da Califórnia, de que os Estados Unidos deveriam imitar o Brasil na produção de biocombustível.



27/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti ressalta importância da Universidade Federal de Campina Grande

Roberto Cavalcanti ressalta tranquilidade do primeiro turno e elogia Justiça Eleitoral

Roberto Cavalcanti cobra regulamentação do setor de cartões de crédito

Roberto Cavalcanti defende desconcentração no setor de cartões de crédito

Roberto Cavalcanti quer mais regulamentação para setor de cartão de crédito

Roberto Cavalcanti comemora crescimento da produção automobilística no Brasil