ROBERTO FREIRE APÓIA MEDIDAS DE RAUL JUNGMANN



O senador Roberto Freire (PPS-PE) manifestou nesta sexta-feira (dia 17) seu apoio às medidas anunciadas pelo ministro da Reforma Agrária, Raul Jungmann, que decidiu cancelar no Incra o cadastro de quase 100 milhões de hectares de terra, apropriadas por terceiros de forma aparentemente fraudulenta.
- A iniciativa merece o apoio de todas as forças democráticas brasileiras, pois é um passo importante para combater o latifúndio improdutivo e os grupos de grilagem que se organizam em torno dele, normalmente violentos e que atentam contra a vida e a própria democracia, argumentou Freire.
Ao reconhecer que, por ora, essas medidas têm cunho apenas administrativo, Freire disse entender que o Ministério Público e a justiça devem assumir "suas responsabilidades constitucionais, convertendo-se em instrumentos para romper de uma vez por todas com a promiscuidade que caracteriza a relação entre o estado e o latifúndio".
Para o senador, a recuperação dessas terras seria decisiva para impulsionar a reforma agrária, que é reivindicada por milhões de trabalhadores. "Esperamos que a decisão anunciada não fique restrita à ação política e administrativa de um ministério nem seja frustrada em suas conseqüências pela influência de forças conservadoras, oligárquicas e vinculadas ao latifúndio, presentes em setores da sociedade brasileira e na base de sustentação do governo".

17/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raul Jungmann volta a criticar Roseana e o PFL

José Jorge ataca Raul Jungmann

Jucá elogia decisão do ministro Raul Jungmann

CAS OUVE RAUL JUNGMANN NESTA QUARTA-FEIRA

CAS OUVE RAUL JUNGMANN NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

JUCÁ ELOGIA PORTARIA ANTINEPOTISMO BAIXADA POR RAUL JUNGMANN