ROCHA FAZ APELO PARA QUE CONGRESSO VOTE LOGO O AUMENTO DO MÍNIMO



Como integrante da comissão mista que analisa a medida provisória que estabeleceu o novo salário mínimo, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) fez um apelo nesta quinta-feira (dia 6) ao presidente do Congresso, Antonio Carlos Magalhães, para que inclua a matéria na ordem do dia antes de 22 de abril, data estipulada para votação.
De acordo com o senador, há uma predisposição do governo em não permitir que o Congresso reverta o valor de R$ 151, e também de que não se vote a MP até o dia 22. Para o senador, o adiamento da votação fará com que haja um fato consumado e o governo poderá, assim, editar tranqüilamente o salário de R$ 151.
Rocha argumentou que o governo usou de má fé pelo fato de não ter enviado um projeto de lei aos parlamentares, em vez da MP, se ainda havia prazo. Em sua opinião, na primeira vez em que o PFL se coloca ao lado dos trabalhadores por um salário mínimo mais justo, o governo isola o partido ao atribuir a responsabilidade pelo aumento "irrisório" do mínimo ao Ministério da Previdência, pasta ocupada pelo ministro Waldeck Ornelas, indicado pelo partido.
O senador disse que faltou sensibilidade ao governo ao não conceder um aumento maior, quando a maior mazela do país ainda é a desigualdade social. Para o senador, garantir um salário mínimo justo é uma forma de também fazer distribuição de renda.
- O ministro Pedro Malan afirmou na comissão mista que esse governo foi o que mais investiu na área social. Não vou aqui contestar estatísticas, mas ainda é um percentual insignificante perto da realidade brasileira e perto do que se gasta com o pagamento de juros da dívida externa - ressaltou.
Em aparte, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) frisou que na votação do aumento do salário mínimo concedido pelo governo muita coisa será esclarecida e a opinião pública poderá tomar consciência de quem trata com seriedade ou com demagogia a questão de garantir melhores condições de vida à população.

06/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon faz um apelo ao Congresso para que CPI dos Correios vote seu relatório

SEBASTIÃO ROCHA DEFENDE AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

Paim faz apelo para que a Câmara vote a PEC paralela

Garibaldi fez apelo para que Câmara vote a PEC paralela

Vídeo | Jucá faz apelo à Câmara para que vote direitos dos domésticos

LANDO DIZ QUE SOLUÇÃO PARA AUMENTO DO MINIMO ESTÁ NAS MÃOS DO CONGRESSO