ROCHA PEDE PRIORIDADE PARA TRANSPORTE FLUVIAL NO NORTE



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) destacou a realização em Belém, entre 28 e 31 de maio próximos, do I Congresso Internacional de Transporte na Amazônia, estimulando seus organizadores e participantes a debaterem intensamente a prioridade para o desenvolvimento do transporte fluvial no Norte brasileiro.

- Sou um ardoroso defensor da navegação fluvial - enfatiza o parlamentar - e creio que a Amazônia tem plenas condições de sair do isolamento através da utilização racional desse importante meio de transporte.

Promoção do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e da Confederação Nacional dos Transportes, o evento (Trans'98) contará, ainda, com a realização da I Feira Internacional de Transportes na Amazônia (I Fitram). Sebastião Rocha estima que cerca de 1 mil empresários e entidades, dos mais variados segmentos da sociedade, nacionais e estrangeiros, estarão participando do congresso e da feira.

Sebastião Rocha cumprimentou os promotores do evento pela inclusão de temas como os corredores de transporte no temário, estimulando a definição de "possíveis financiamentos e fontes de recursos para novos negócios". Ele destaca, em especial, a assinatura do termo de fundação do Instituto de Estudos Avançados de Transportes na Amazônia, uma iniciativa do setor privado que terá a participação de órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

O senador lembrou que desde o começo de seu mandato vem dedicando atenção especial a esse tema. "E recentemente tive a oportunidade de anunciar a abertura da licitação para a construção da hidrovia do Marajó, que irá possibilitar uma ligação mais ágil e eficiente entre Belém e Macapá, reduzindo o percurso em cerca de 200 quilômetros", destacou.

Rocha alinha, "também como obras de vital importância para o desenvolvimento da Amazônia", a construção das hidrovias Araguaia-Tocantins e do rio Madeira, que "contribuirão para reverter a vocação de isolamento da região amazônica".



26/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA PEDE PRIORIDADE PARA O MÍNIMO

Augusto Botelho pede prioridade para bibliotecas na Região Norte

Secretário defende navegação fluvial para transporte de grãos

Fatec de Jaú abre inscrições para cursos em Mestre Fluvial e Condutor Maquinista-Motorista Fluvial

MIRANDA DEFENDE INCENTIVO AO TRANSPORTE FLUVIAL

Aprovado acordo sobre transporte fluvial entre Brasil e Uruguai