Em homenagem a centenário de Guimarães Rosa, Azeredo quer dar nome de escritor a rodovia



O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) lembrou que no próximo dia 27 (sexta-feira) transcorre o centenário de nascimento do escritor mineiro João Guimarães Rosa. Em homenagem ao ilustre brasileiro, Azeredo pediu o apoio dos seus pares a projeto (PLS 134/08) de autoria do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) que dá a denominação de "Rodovia Guimarães Rosa" a trecho da rodovia BR-135, entre Curvelo e Januária, no estado de Minas Gerais.

Azeredo explicou que a BR-135, uma das mais longas do Brasil, ligando Belo Horizonte a São Luís (MA), atinge em seu itinerário por Minas Gerais o município de Cordisburgo, cidade natal de Guimarães Rosa.

No discurso em que reverenciou a memória do médico, diplomata, contista, romancista, poeta e imortal da Academia Brasileira de Letras, Eduardo Azeredo lembrou a contribuição de Guimarães Rosa para a cultura literária nacional e internacional.

- Do Guimarães Rosa diplomata, identificamos o prazer extraído do conhecimento de culturas, idiomas, pessoas, literaturas, artes e filosofias de todos os cantos do mundo, o que marca o caráter universal de sua obra. Do talento literário, marcou a maestria raríssima com que contava histórias em suas obras - finalizou.



24/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodovia em Minas ganha o nome de Guimarães Rosa

Inácio Arruda registra centenário de Guimarães Rosa e homenagem a Eduardo Galeano

Senado comemora centenário de Guimarães Rosa

2008 marca centenário de nascimento de João Guimarães Rosa

Biblioteca de São Paulo presta homenagem a Guimarães Rosa

Trajetória de Guimarães Rosa é destaque na TV Senado