Rodrigo Rollemberg ressalta papel estabilizador do Senado na política brasileira



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) ressaltou, durante homenagem aos 185 anos do Senado, a importância da Casa como "instância estabilizadora" da política brasileira. Para o senador, coube ao Senado buscar soluções para os mais diversos tipos de conflito na história do país, desde neutralizar revoltas separatistas à época da independência, passando pela discussão abolicionista que culminou com a Lei Áurea, até a transição do regime militar ao regime democrático na década de 80.

- Não há um acontecimento importante na História política brasileira que não tenha contado com a participação do Senado, muitas vezes como protagonista - afirmou o senador.

Rodrigo Rollemberg registrou também o papel de políticos que marcaram a existência do Senado, como Paulo Brossard, Jarbas Passarinho, Franco Montoro, Petrônio Portela, Mário Covas, Tancredo Neves, Nélson Carneiro, Josaphat Marinho, Jamil Haddad, Darcy Ribeiro e Jefferson Peres. Ele também mencionou o presidente do Senado, José Sarney, e o senador gaúcho Pedro Simon (PMDB).

- Reitero minha convicção de que o atual Senado saberá honrar o que de melhor recebeu como herança de uma trajetória quase bicentenária. Para tanto, terá de demonstrar disposição, coragem para enfrentar desafios, sensibilidade para auscultar o povo e determinação para debater temas controversos -, declarou.



05/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rodrigo Rollemberg ressalta importância do bioma Cerrado

Pedro Taques e Rodrigo Rollemberg debatem papel dos partidos brasileiros

Mozarildo ressalta papel do Senado na história política

Rodrigo Rollemberg destaca liderança brasileira no desenvolvimento sustentável

Rodrigo Rollemberg pede maior valorização da educação brasileira

Rodrigo Rollemberg defende respeito ao princípio da anualidade na reforma política