Rodrigo Rollemberg pede maior valorização da educação brasileira
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), em discurso nesta terça-feira (27), fez uma análise do que considerou a primeira greve nacional e unificada dos professores no país. Segundo disse, mais que um ato isolado de protesto, a greve foi uma reivindicação pela valorização da educação brasileira, que está sucateada e que só dará melhores respostas quando houver um sistemático programa educacional, federalizado e participativo.
Segundo o senador, há problemas no ensino médio, já que apenas metade dos jovens de até 19 anos concluem essa fase da formação e destes apenas 28% aprendem português e 11%, matemática, de acordo com relatório do movimento Todos Pela Educação. A evasão passa de 40%.
No ensino fundamental, dados da prova ABC, citados por Rollemberg, mostram que quase metade dos estudantes brasileiros deixa o ciclo da alfabetização sem aprender o que deveriam em leitura. Isso se reflete no ensino superior, quando poucos conseguem ter acesso uma boa universidade.
– Com padrões de ensino precários como o que temos, o Brasil terá muita dificuldade em permanecer entre as maiores economias do mundo – disse.
Brasília
Ao ressaltar que não há como enfrentar a crise da educação no Brasil sem dar o respeito e a valorização devida aos docentes, o senador citou a greve dos professores do Distrito Federal, que já dura 15 dias e vem sendo questionada pelo governo local, com desqualificação das propostas da categoria e da legitimidade do pleito. Para ele, a reivindicação é justa e os professores têm o direito constitucional de se manifestar.
– Entendendo a legitimidade da pauta da categoria. A Bancada do DF no Congresso Nacional divulgou nota de apoio ao movimento. Também solicitei, enquanto coordenador da bancada, reunião com o governador Agnelo Queiroz, em caráter de urgência, para a abertura de diálogo com a classe e a discussão de propostas concretas para solucionar o problema – revelou.
27/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rodrigo Rollemberg destaca liderança brasileira no desenvolvimento sustentável
Rodrigo Rollemberg diz que novo Código Florestal vai promover 'maior reflorestamento do planeta'
Rodrigo Rollemberg ressalta papel estabilizador do Senado na política brasileira
Rodrigo Rollemberg pede mais rigor contra motoristas alcoolizados
Rodrigo Rollemberg pede entendimento para novo Código Florestal
Rodrigo Rollemberg pede que União contrate defensores públicos aprovados em concurso