Rollemberg: Brasil precisa melhorar educação para ser mais produtivo
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse, nesta terça-feira (5), que o Brasil “chegou a uma encruzilhada” em relação ao crescimento socioeconômico. Ele destacou que o brasileiro vislumbra grandes conquistas feitas num passado recente, mas se depara, ao mesmo tempo, com enormes desafios no futuro, principalmente no que diz respeito à produtividade da economia e as mudanças na educação básica.
De acordo com Rollemberg, o país precisa perseguir índices crescentes de produtividade, com medidas como a interação complexa de inovação, infraestrutura adequada, alto nível educacional, condições de saúde, taxa elevada de investimento e gestão eficiente e moderna, tanto do setor público quanto do privado.
- Está claro que a ampliação do emprego, do crédito e da renda não são suficientes para dar ao processo de desenvolvimento do Brasil todo o dinamismo de que precisa. Não podemos nos acomodar. Precisamos atingir índices maiores de produtividade - disse o senador, líder do PSB no Senado.
Para Rollemberg, a chave para melhorar a produtividade é a melhoria do desempenho educacional, já que, em sua opinião, os avanços em termos intelectuais, científicos e tecnológicos não acompanharam o crescimento econômico.
Embora reconheça que o país vem investindo mais na educação, ele julga o ritmo de melhora insuficiente para a demanda do mercado de trabalho. Rollemberg sugeriu ações voltadas para fortalecer a interação entre família e escola, profissionalizar a gestão das escolas, atrair professores vocacionados e com excelência acadêmica, promover intercâmbio de escolas, instalar o turno integral para as escolas de ensino fundamental e médio, universalizar o acesso a boas escolas primárias e melhorar a experimentação científica e matemática.
Ele ressaltou que o Senado precisa ser protagonista no debate sobre os rumos do crescimento brasileiro porque o país espera do Congresso não um debate genérico, desvinculado da realidade vivida, mas sim decisões sérias e corretas.
05/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil precisa esforçar-se mais na educação, diz Ricardo Santos
Brasil precisa acordar para a epidemia de 'crack', diz Rodrigo Rollemberg
Romero Jucá diz que Brasil precisa melhorar no ‘ranking’ de competitividade
Luiz Henrique diz que Brasil precisa melhorar sua participação no turismo internacional
Brasil precisa melhorar sistema de cooperativas rurais, dizem debatedores
Brasil precisa melhorar gestão e aumentar a produtividade, diz Armando Monteiro