Rollemberg: comunicação social será tocada com ousadia e criatividade
Chefes de gabinetes e assessores de imprensa dos 81 senadores participaram nesta segunda-feira (17) pela manhã de um encontro que teve por objetivo expor àqueles profissionais o funcionamento de todos os veículos de comunicação social do Senado Federal. São eles: Agência Senado, Jornal do Senado, TV Senado e Rádio Senado, bem como os serviços prestados pelas subsecretarias de Projetos Especiais, Relações Públicas, Divulgação e Integração.
Ao abrir a reunião, realizada no auditório do Interlegis, o diretor da secretaria de Comunicação Social do Senado (Secs), jornalista Armando Rollemberg, destacou a visão do senador José Sarney de ampliar e consolidar toda a estrutura do órgão, quando ocupou pela primeira vez a presidência da Casa, no biênio compreendido entre 1995 e 1997.
Rollemberg observou que atualmente, graças ao empenho dos diretores e dos profissionais que compõem a Secretaria de Comunicação Social, todos os veículos são reconhecidos e respeitados pela qualidade e pela imparcialidade da cobertura jornalística que realizam. -Só nos resta tocar o barco com ousadia e criatividade-, completou Armando Rollemberg.
A primeira parte da reunião foi reservada à apresentação de um vídeo contendo o resumo de como funciona todo o sistema de comunicação social da Casa. Logo em seguida, o diretor adjunto da Secs, jornalista Helival Rios, fez uma apresentação detalhada de cada veículo, observando que o ponto central do trabalho desenvolvido pela secretaria é a credibilidade.
Helival destacou, ainda, a qualidade do serviço 0800 - A Voz do Cidadão - oferecido pela subsecretaria de Relações Públicas. Conforme informou, brasileiros de todas as regiões do país entram em contato diariamente com o serviço (número 0800 - 612211) e a maior parte das ligações solicita a assinatura do Jornal do Senado que, lembrou, é gratuita. Em seguida, todos os diretores dos veículos de comunicação e das subsecretarias fizeram uma exposição para detalhar o funcionamento de cada órgão.
OS VEÍCULOS
A Agência Senado é responsável pela cobertura jornalística dos trabalhos do Senado. O material elaborado é divulgado em tempo real pela página do Senado na Internet e distribuído a jornais nacionais e regionais. A agência também é responsável pela produção do texto do Jornal do Senado, editado de 2ª a 6ª feira, em formato tablóide, com uma tiragem diária de 68 mil exemplares.
O Jornal do Senado chega, gratuitamente, a todos os municípios brasileiros. Também assinam o periódico todas as câmaras municipais, assembléias legislativas, tribunais, mil entidades de classe e 4,3 mil órgãos de comunicação. A distribuição do jornal também é dirigida aos órgãos federais.
A TV Senado tem por prioridade a transmissão ao vivo das sessões plenárias e os trabalhos das comissões. Entretanto, mantém programação variada, 24 horas no ar, que inclui a apresentação de telejornais diários, entrevistas com senadores, documentários, vídeos institucionais e programas culturais e de interesse da população. Entre os temas discutidos destacam-se política, economia e cidadania. O sinal da TV cobre todo o território nacional, podendo ser sintonizado em TV a cabo, TV por assinatura do sistema DTH, antenas parabólicas e em sinal aberto UHF , este somente em Brasília.
A Rádio Senado (FM 91,7 MHz) transmite também ao vivo as sessões plenárias e as atividades das comissões. No ar diariamente, por 24 horas, está disponível, também, na Internet e em ondas curtas em 5.990 kHz - faixa de 49 metros. Quando não há atividades na Casa, a Senado FM transmite música popular brasileira, noticiário nacional, internacional e utilidade pública.
17/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Otomar diz que crise se supera com ousadia e criatividade
Reunião do Conselho de Comunicação Social será retomada às 14h
Composição do Conselho de Comunicação Social será votada no dia 28
Conselho de Comunicação Social será objeto de audiência pública na CE
Violência contra profissionais de imprensa será debatida no Conselho de Comunicação Social
Armando Rollemberg é o novo diretor da Secretaria de Comunicação do Senado