Rollemberg critica postura do governo do DF em relação à cultura



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) criticou, nesta segunda-feira (15), três atitudes tomadas pelo governo do Distrito Federal que, segundo ele, demonstram falta de compromisso com a cultura.

A primeira crítica de Rollemberg refere-se à decisão anunciada pela Secretaria de Cultura de destinar parte do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) para financiamento de algumas festividades, como a festa de natal, a festa de réveillon e a do carnaval. O senador ressaltou que, tradicionalmente, esses eventos são financiados com recursos do orçamento do Distrito Federal.

- Não há cabimento algum retirar recursos do Fundo de Apoio à Cultura, que é um fundo de fomento a atividades culturais no Distrito Federal, para financiar eventos que tradicionalmente são financiados com recursos do orçamento – disse.

Rodrigo Rollemberg explicou que o governo foi pressionado por senadores do Distrito Federal e pela população de Brasília e “voltou atrás nesse equívoco”.

O senador criticou também a solicitação feita pelo governo para que a Academia Taguatinguense de Letras se retire da sala que ocupa no Espaço Cultural de Taguatinga. Ele explicou que a entidade agrega a maioria dos escritores do Distrito Federal e possui o maior acervo catalogado de autores de Brasília.

- Em vez de o governo valorizar esse fórum, que hoje tem 300 membros de todo o DF, quer esvaziá-lo, literalmente, ao mesmo tempo em que permite, na mesma área, o funcionamento de uma clínica médica privada já há alguns anos -  denunciou .

Rollemberg contestou também a decisão do governo de vender o espaço ocupado pelo Teatro Goldoni. De acordo com o senador, o teatro torna viável as montagens de grupos recém formados e conta com fácil acesso pelo público.Rollemberg acredita que todas essas medidas tomadas pelo governo na área cultural são para arrecadar recursos para a conclusão da obra do novo estádio.

- O que hoje estamos vendo é que atualmente, no Distrito Federal, nós temos um governo de uma obra só; um governo que vem recolhendo, buscando recursos de todas as áreas para financiar a construção do estádio – lamentou.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) concordou com as críticas feitas por Rollemberg e classificou como “indecente” a atitude de tirar dinheiro de outras atividades para colocar no estádio.



15/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pietroski critica postura do governo em relação aos helicópteros

Jucá cobra do governo postura clara em relação à reforma agrária e ao MST

Antero critica postura do governo na expulsão do jornalista

Requião critica mudança de postura do governo sobre os portos

João Alberto critica postura do governo de apenas reagir às enchentes

Antônio Carlos Júnior defende postura crítica da oposição ante o novo governo do PT