Rollemberg elogia MP que destina 'royalties' à educação



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) elogiou, em pronunciamento nesta terça-feira (4), a sensibilidade da presidente Dilma Rousseff ao editar medida provisória que destina à educação 100% dos recursos dos royalties dos futuros contratos de concessão de petróleo. Em sua avaliação, a decisão representa uma vitória importante para o setor e para o desenvolvimento da nação.

- A História tem nos mostrado que o progresso de um país depende da educação do seu povo. Sem formação, sem capacitação, não há produtividade. E sem produtividade não há crescimento - afirmou.

Rollemberg mencionou as lacunas no sistema educacional brasileiro, como a existência de 14 milhões de analfabetos e os "resultados trágicos" do país em avaliações como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para ele, não adianta aumentar o número de alunos sem correspondente avanço na qualidade da formação.

- Não há investimento melhor, que produza mais resultados econômicos, do que o investimento em educação. Não conhecemos nenhum analfabeto filho de família alfabetizada - disse o senador.

Rodrigo Rollemberg ainda elogiou o projeto do 2º PNE, salientando que a proposta foi amplamente debatida com movimentos sociais do setor de educação. Entre as metas do PNE, o senador destacou a elevação de 5% para 10% do PIB o percentual dos gastos públicos destinados à educação, a universalização do atendimento escolar, a valorização da carreira do magistério e a ampliação de programas de educação em tempo integral, além do aprimoramento das avaliações de desempenho:

- As metas contidas no PNE vêm para resgatar a grande dívida social do Estado brasileiro com seu povo - concluiu.



04/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sancionada lei que destina royalties do petróleo para Saúde e Educação

Cristovam lembra que projeto do Senado já destina 'royalties' à educação

Governo defende alterações em projeto que destina royalties do petróleo à educação

MP que destina royalties à educação deve chegar ao Congresso nesta terça

MP que destina royalties do petróleo para a educação está valendo e será discutida na quinta

Dornelles elogia adiamento de análise da MP que destina recursos do petróleo para a educação