Rollemberg faz balanço da CMA no primeiro semestre




O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) fez um balanço nesta quinta-feira (14) dos trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), presidida por ele. O senador disse que a comissão realizou 27 reuniões formais, das quais 18 foram audiências públicas, incluindo cinco para tratar da reforma do Código Florestal (PLC 30/11).

Para Rollemberg, a oportunidade de ouvir o relator da reforma do Código Florestal na Câmara dos Deputados, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e a ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, além de representantes do setor produtivo e da comunidade científica, foram um grande avanço na discussão da matéria. Ele disse estar confiante de que o Senado terá a capacidade de produzir um texto resultante de um grande entendimento.

- Fico satisfeito e confiante por perceber o entrosamento entre a CMA e a Comissão de Agricultura (CRA), que têm procurado realizar essas audiências públicas de forma conjunta - assinalou. 

Programa nuclear 

O senador lembrou que, a partir da preocupação com o desastre ocorrido na usina nuclear de Fukushima, no Japão, a CMA nomeou uma comissão especial externa para averiguar as medidas de segurança do programa nuclear brasileiro. Ele disse que a CMA inovou ao firmar um termo de ajuste entre o presidente da Eletronuclear e os senadores que compuseram a comissão externa.

- Nesse termo de ajuste, a Eletronuclear se compromete a adotar as providências necessárias para prevenir eventual alagamento dos compartimentos onde estão instalados os geradores diesel de emergência; construir uma pequena central hidrelétrica e píeres para evacuação complementar das áreas de risco, além do treinamento e capacitação de todos os professores e estudantes do ensino médio e fundamental num raio de até cinco quilômetros das usinas nucleares de Angra dos Reis, entre outras iniciativas - explicou.

Rollemberg também relatou a realização de diligências aos canteiros de obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e de Girau, bem como a instalação de quatro subcomissões permanentes, para tratar da Copa do Mundo de 2014; da conferência Rio+20; da Usina de Belo Monte; e de questões relativa à água.

O senador classificou como "ponto alto" do semestre o lançamento, nesta quinta-feira (14), do Portal de Fiscalização da Copa de 2014, onde os gestores públicos de cada obra relativa à competição deverão publicar dados detalhados para acompanhamento por parte dos cidadãos. Segundo ele, a participação será obrigatória, seguindo norma do Tribunal de Contas da União (TCU), com penalidades previstas para o caso de descumprimento.



14/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rollemberg faz balanço de sua atuação parlamentar no semestre

CAS apresenta balanço do primeiro semestre

Ideli faz balanço positivo do primeiro semestre

Ana Amélia faz balanço do primeiro semestre de seu mandato

Ouvidoria do Senado divulga balanço do primeiro semestre

Ana Amélia faz balanço positivo dos trabalhos no primeiro semestre