Rollemberg lamenta violência contra negros, mas celebra conquistas como o Estatuto da Igualdade Racial



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) homenageou nesta quarta-feira (20) o dia da Consciência Negra, mas lamentou que o Mapa da Violência 2013 revele aumento no número de assassinatos de jovens negros. E o pior, acrescentou, é que essas mortes foram provocadas, quase sempre, por agentes de Estado e por grupos de extermínio.

Rollemberg também citou estudos segundo os quais crianças negras nascem com peso inferior ao de crianças brancas, e que os negros enfrentam mais dificuldade na escola, o que acaba causando abandono das salas de aula.

Apesar desses indicadores, porém, o senador constatou que houve conquistas para a população negra nos últimos anos, como a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e a instauração da política de cotas para ingresso em universidades públicas.

- O estatuto busca efetivar a igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étinicos, individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. Tivemos também um momento importante protagonizado pelo Supremo Tribunal Federal, quando aprovou a constitucionalidade das cotas raciais nas univerisdades - disse o senador.



20/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim conclama negros a conhecer direitos previstos no Estatuto da Igualdade Racial

Senado aprova Estatuto da Igualdade Racial, mas retira cotas para negros nas escolas

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

Ministro vê Estatuto da Igualdade Racial como ponto de partida

Paim protesta contra mudanças no projeto do Estatuto da Igualdade Racial

Secretária de Promoção da Igualdade Racial e parlamentares negros visitam Sarney