Rollemberg: Marina mostrou desprendimento e compromisso com causas maiores ao ir para o PSB



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou, nesta segunda-feira (7), que a decisão da ex-senadora Marina Silva de filiar-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no último sábado foi um gesto de grandeza e compromisso com uma nova forma de fazer política. De acordo com Rollemberg, a ex-senadora buscou um caminho com o objetivo de acabar com a velha polarização política no país. Para ele, a entrada de Marina no PSB une valores como a decência, a competência e o compromisso com o Brasil.

- A senadora Marina Silva não buscou o caminho mais fácil, buscou o caminho mais coerente e buscou um partido político que, embora tenha diferenças com a Rede Sustentabilidade, é o que, no espectro político brasileiro da atualidade, guarda mais identidade com esse partido – disse.

Rollemberg disse que o PSB, assim como a Rede, quer acabar com a falsa polarização entre PT e PSDB, que  restringe o debate político no país. O senador afirmou que a falta de debate prejudica a população e que a união entre o PSB e a Rede vai colaborar para um debate de altíssimo nível em 2014.

Rollemberg afirmou que a aliança entre Rede e PSB tem três grandes linhas de compromisso: manter e avançar as conquistas que a população brasileira teve nós últimos anos; aprofundar a democracia ampliando os instrumentos de participação popular e defender o desenvolvimento sustentável.

- Nós não queremos o desenvolvimento a qualquer custo. Queremos um desenvolvimento que propicie para esta e para as futuras gerações uma qualidade de vida melhor do que a que tivemos – ressaltou.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que a presença de Marina na sucessão presidencial enriquece a democracia brasileira. Os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) também destacaram a importância de o país superar a dicotomia entre PSDB e PT e observaram que esse deve ser um momento de reflexão sobre a ideia de partido político no Brasil.

- Temos que ter um debate sério aqui no Congresso Nacional sobre o sistema partidário brasileiro – disse Randolfe.



07/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


MARINA DIZ QUE, COM AS ELEIÇÕES, SOCIEDADE PODERÁ CASSAR CAUSAS DOS SÉRGIOS NAYAS

Rollemberg denuncia mudança casuística para bloquear partido de Marina

UnB deve ter compromisso com qualidade do ensino, alerta Rollemberg

Marina: governo não tem compromisso com programas sociais

Rodrigo Rollemberg reitera compromisso com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento sustentável

Marina Silva e Rede têm legitimidade política, diz Rollemberg