UnB deve ter compromisso com qualidade do ensino, alerta Rollemberg



O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) destacou, nesta segunda-feira (26), que o compromisso com a qualidade do ensino é um dos desafios do novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, e de sua vice-reitora, Sônia Báo. Ele lembrou que a instituição viveu um processo de expansão inédito no mandato do reitor anterior, José Geraldo de Sousa Junior, com ampliação de cursos e número de vagas.

- Precisa, agora, garantir a melhoria na infraestrutura laboratorial, nas condições de trabalho dos professores, nas condições de estudo dos estudantes e também se preocupar em não perder a qualidade - alertou o senador.

Rollemberg também ressaltou a necessidade de a UnB recuperar a sua capacidade de captar recursos para financiar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico; colaborar na preparação dos professores do ensino básico e ensino fundamental e expandir suas estruturas para a região metropolitana do Distrito Federal.

- Queremos colocar uma questão para reflexão da Universidade de Brasília, que é a presença da UnB na região metropolitana do Distrito Federal, essa região metropolitana que faz parte de Goiás, mas que tem uma relação muito íntima com a economia e com os serviços urbanos do Distrito Federal - disse.

O senador afirmou que existe uma grande expectativa da cidade e da comunidade acadêmica com a posse de Ivan Camargo. Rollember destacou que Ivan, professor do Departamento de Engenharia Elétrica, é o primeiro ex-aluno da UnB a assumir o cargo de reitor.

Desenvolvimento científico

Rodrigo Rollemberg aproveitou o discurso para lamentar a maneira como o governo do Distrito Federal está conduzindo o financiamento do desenvolvimento científico e tecnológico de Brasília e classificou como “uma vergonha” a recente prisão do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP) e de dirigentes da entidade, acusados de corrupção e fraude de licitação.

O senador leu nota em que servidores efetivos da fundação se dizem indignados com o uso irregular dos bens e recursos públicos e descrevem um "sentimento de abandono". Rollemberg disse que tal sentimento é compartilhado por toda a população do Distrito Federal, em diversas áreas, como educação e saúde.

- A Fundação de Apoio à Pesquisa poderia, por exemplo, estar financiando diversos estudos feitos por pesquisadores de todo o Brasil sobre o desenvolvimento futuro do Distrito Federal. Nós não precisaríamos ir a Cingapura contratar, de forma quase clandestina, uma empresa que não tem o menor conhecimento da realidade do Distrito Federal - lamentou.



26/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil deve superar compromisso com a Fifa para transmissão de qualidade dos jogos

Mozarildo alerta para baixa qualidade do ensino brasileiro

Cristovam alerta para qualidade ruim do ensino básico e baixa qualificação da mão de obra

Rollemberg: Marina mostrou desprendimento e compromisso com causas maiores ao ir para o PSB

Rodrigo Rollemberg reitera compromisso com a redução das desigualdades sociais e com o desenvolvimento sustentável

Entidades lançam carta-compromisso por educação de qualidade