Rollemberg parabeniza governos Lula e Dilma por expansão do ensino técnico e profissionalizante
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) afirmou nesta quarta-feira (28) que a ampliação e fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante é uma das conquistas mais importantes do Brasil nos últimos anos. Ele atribuiu o feito aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff e parabenizou a ambos.
O parlamentar disse que, entre 1909 e 2002, apenas 140 escolas técnicas foram instaladas no Brasil, enquanto que de 2003 até agora o número total dessas instituições já passa de 350. Depois de 2003, primeiro ano do primeiro mandato de Lula, o número de alunos matriculados passou de 113 mil para 400 mil.
- O governo e o Ministério da Educação têm investido em peso no setor, conseguindo fazer mais do que foi feito nos últimos cem anos – frisou Rollemberg.
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, informou o senador, ofertam ensino médio integrado ao técnico, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia, bacharelados tecnológicos, especializações, mestrados e doutorados profissionais, entre outros.
Rollember citou pesquisas segundo as quais 72% dos alunos desses institutos acabam por conseguir emprego na mesma região em que estudam, durante ou após a conclusão do curso.
O senador também elogiou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), instituído no governo Dilma. O Pronatec centraliza todas as atividades de expansão e melhoria do ensino técnico e profissionalizante federal, inclusive com o oferecimento de bolsa-formação.
Rollember lembrou que o governo federal fixou uma "meta de expansão ousada” até 2014: construir mais 208 escolas técnicas em 200 municípios e chegar a 8 milhões de vagas oferecidas. O senador destacou o Instituto Federal de Brasília (IFB), que tem oito campi espalhados pelo Distrito Federal e atende 7 mil alunos.
Rollemberg informou que os deputados e senadores do DF já se comprometeram a apresentar emendas ao orçamento destinando recursos para ajudar na expansão do IFB.
Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) elogiou o pronunciamento do colega e saudou o novo reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo, e a vice-reitora Sônia Báo. Rollemberg associou-se à saudação.
28/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sessão marca os 102 anos do ensino técnico profissionalizante
Senado celebra 102 anos do ensino técnico profissionalizante
Senado discute qualidade do ensino técnico profissionalizante
Ensino Técnico Profissionalizante é tema de debate no Cenas do Brasil
Paim pede aprovação do projeto que cria ensino técnico profissionalizante
Wellington Dias defende expansão do ensino técnico