Wellington Dias defende expansão do ensino técnico




O senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu nesta terça-feira (8) a expansão do ensino técnico em cursos de curta duração, como forma de erradicar a miséria e a pobreza, além de melhorar as condições de vida de muitos brasileiros que hoje se encontram fora do mercado de trabalho devido à falta de qualificação.

- Vivemos num mundo globalizado e é preciso que hoje, desde o ensino fundamental, a gente tenha, além do Português, a opção de uma, duas línguas ou mais. Isso é perfeitamente possível hoje especialmente com a expansão de banda larga, com a expansão de tecnologia e com o crescimento do número de profissionais nessa área - afirmou.

Wellington Dias disse que o governo precisa garantir condições de profissionalização para a classe trabalhadora, a partir da criação de cursos direcionados às pessoas que, a exemplo de pedreiros, eletricistas e assentadores de piso, atuam hoje em projetos do governo na área de construção civil, como o Minha Casa, Minha Vida, ou mesmo o Luz para Todos.

- É preciso que a rede pública também possa se voltar para isso. São pessoas que, ou têm uma escolaridade baixa e estão desempregadas, ou que concluíram o seu ensino fundamental, o seu ensino médio e que não têm nenhuma profissão, e que precisamos abrir cada vez mais oportunidades para fazerem um curso - afirmou, lembrando que muitos desses trabalhadores poderiam ser qualificados para atuar em projetos de fruticultura irrigada existentes no Nordeste, entre outros.

Wellington Dias - que é ex-governador do Piauí - ressaltou que a expansão do ensino técnico favoreceu o seu estado, que em 2002 contava com 145 escolas de ensino médio, contra 526 unidades existentes no final de 2010.

Em aparte, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) manifestou apoio a Wellington Dias. Segundo ele, a política educacional foi a grande vitória do governo Lula (2003-2010).



08/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inácio Arruda comemora expansão do ensino técnico no Ceará

Rollemberg parabeniza governos Lula e Dilma por expansão do ensino técnico e profissionalizante

Papaléo Paes defende ensino técnico

Papaléo defende investimento em ensino técnico

Wellington Dias comemora sucesso de ensino tecnológico no Piauí

Wellington Dias destaca uso de ensino a distância na reinserção de dependentes químicos