Rollemberg pede medidas duras contra espionagem dos Estados Unidos



Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) solicitou da Comissão de Relações Exteriores (CRE), uma “manifestação dura do Senado Federal, cobrando providências e responsabilizações” sobre a notícia de que o Brasil foi alvo de espionagem por parte dos Estados Unidos.

O senador manifestou apoio à atitude do governo federal, de pedir esclarecimentos ao governo norte-americano por meio da Embaixada do Brasil em Washington, bem como ao embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

Rollemberg disse ainda que, caso se comprove a participação de empresas brasileiras ou estrangeiras que atuam no Brasil, deve haver punição “com todo o rigor”. Ele também comentou a informação, que consta de documentos vazados, de que o acervo de dados coletados no estrangeiro é manuseado por agentes disfarçados de diplomatas.

- Uma intromissão de tal porte, disfarçada, constitui-se numa ofensa desmedida contra um país que sempre se mostrou um amigo, um aliado pronto a colaborar para o alcance de objetivos comuns e de maior amplitude - lamentou.

O parlamentar ainda citou a obra de ficção 1984, de George Orwell, publicada há 64 anos e que previa o fim da privacidade nas sociedades, sob vigilância constante do Estado usando inúmeras câmeras sob a alegação de proporcionar mais segurança aos cidadãos.

Na avaliação do senador, os Estados Unidos “se arrogaram o papel de polícia do mundo, impondo a sua vontade e valendo-se muitas vezes de objetivos inconfessáveis para interferir na soberania de outros Estados”.

Ao condenar as “artimanhas” dos norte-americanos, por meio do seu serviço de inteligência para obter informações, Rollemberg afirmou que os Estados Unidos ferem o direito de sigilo das pessoas, das organizações e dos Estados.

- Os episódios denunciados estão a merecer uma intervenção firme e inflexível do governo brasileiro, que deve contar com todo o apoio do Senado Federal, além de uma investigação rigorosa para saber até que ponto houve invasão institucional para obtenção ilegítima de informações – concluiu.



08/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Rollemberg pede medidas duras do governo contra espionagem norte-americana

Gerson Camata pede adoção de medidas duras contra diretores da BRA

CPI discute espionagem dos Estados Unidos com Parlamento Europeu

Greenwald diz que espionagem dá vantagens comerciais e industriais aos Estados Unidos

Ricardo Santos pede providências contra protecionismo dos Estados Unidos

Gilvam Borges defende adoção de medidas duras contra a criminalidade