Rollemberg pede que o Legislativo não deixe preocupação com as tragédias ambientais esfriar



"É da maior importância que não diminuamos a intensidade de nossa preocupação a partir do desaquecimento desse assunto na mídia". O pedido foi feito pelo deputado e senador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) na reunião em que a Comissão Representativa do Congresso Nacional discute soluções para o problema das chuvas enfrentado pelo Rio de Janeiro.

Lembrando o risco de o declínio do assunto na imprensa levar à redução de ações efetivas para resolver o problema, Rollemberg disse que, se o Parlamento diminuir a intensidade de suas preocupações, o país corre o risco de conviver com a repetição das mesmas tragédias nos próximos anos. Ele recomendou investimento na prevenção de desabamentos, na ação dos institutos de meteorologia, na defesa civil e nos sistemas de alarmes.

- Precisamos garantir orçamentos regulares que permitam os investimentos necessários à prevenção de novas calamidades - observou o deputado na sessão desta quinta-feira (20).

Rollemberg informou que, no início da atual legislatura, ele apresentou requerimento para a criação de uma comissão de mudanças climáticas, alertando para a necessidade de o Brasil investir em duas vertentes: na mitigação dos efeitos do aquecimento global e na urgência de o país investir em pesquisa para adaptar-se às mudanças climáticas. Ele voltou a advertir sobre a importância de o país continuar debruçado sobre essas preocupações.



20/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares se reúnem nesta quinta para debater a prevenção de tragédias ambientais

Fontes para pagar por serviços ambientais é preocupação de senadores

Rollemberg: é necessário rever valor das multas para crimes ambientais

Rollemberg manifesta preocupação com flexibilização Lei da Ficha Limpa

Rodrigo Rollemberg mostra preocupação com cursos de água no DF

Mão Santa pede que Senado não deixe país se transformar em uma "cleptocracia"