Rollemberg registra inauguração do novo Clube do Choro de Brasília
A inauguração do novo espaço do Clube do Choro de Brasília foi registrada pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) em Plenário, nesta sexta-feira (11), como acontecimento da maior importância para a cultura brasileira. Fundado em 1977 por músicos e funcionários públicos "chorões" que vieram do Rio de Janeiro, esse espaço cultural viveu uma fase de decadência até o jornalista Henrique Lima Santos Filho, mais conhecido como Reco do Bandolim, assumir sua diretoria, em 1993, e comandar seu processo de reconstrução.
- Reco do Bandolim reúne duas características muito difíceis de serem encontradas em uma mesma pessoa: é um músico excepcional e um empreendedor vigoroso - comentou Rollemberg, que se aproximou do Clube do Choro de Brasília ao assumir a Secretaria de Turismo do Distrito Federal no governo Cristovam Buarque.
Segundo recordou, a primeira sede do Clube do Choro foi um antigo vestiário do Centro de Convenções de Brasília. Após reverter uma ameaça de despejo, Reco do Bandolim conseguiu regularizar a situação e reformar o espaço, dando início, em 1997, aos projetos temáticos sobre grandes nomes da música popular brasileira com uma homenagem a Pixinguinha.
- Desde então, o Clube do Choro vem trilhando um caminho de sucesso, tendo realizado mais de 1,6 mil shows, vistos por mais de 500 mil pessoas - acrescentou, destacando como empreendimento paralelo a Escola de Choro Raphael Rabelo, atualmente com mais de 700 alunos.
A exemplo de Rollemberg, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) prestigiou a inauguração do novo espaço e disse ter ficado fascinado com a execução do Bolero de Ravel pelo guitarrista baiano Armandinho Macedo, músico sempre presente nas apresentações no Clube do Choro.
Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) ressaltou a importância de Brasília se firmar no país como centro irradiador de cultura. Já o senador Geovani Borges (PMDB-AP) considerou o Clube do Choro como um exemplo de luta pela preservação da cultura brasileira.
11/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado apresenta show de Dominguinhos no Clube do Choro de Brasília
Nova sede do Clube do Choro em Brasília terá escola e centro de referência musical
Rollemberg comemora inauguração de novo banco de material genético da Embrapa
TV Senado e Clube do Choro formalizam convênio
Homenagem aos 30 anos do Clube do Choro é destaque na TV Senado
Rodrigo Rollemberg saúda novo arcebispo de Brasília