Rodrigo Rollemberg saúda novo arcebispo de Brasília
O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) saudou em Plenário o novo arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha, escolhido pelo Papa Bento 16 no dia 15 de junho deste ano. Ele substitui o arcebispo dom João Braz de Aviz, que foi nomeado como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
- A comunidade está em festa com a chegada de dom Sérgio no Distrito Federal. Pelas suas primeiras declarações, ele demonstra estar sintonizado com os sentimentos da população de Brasília, com o papel espiritual e social desempenhado pela igreja. Dom Sérgio da Rocha, nossas boas vindas e sucesso nas suas atividades - parabenizou.
Rollemberg citou as primeiras palavras pronunciadas pelo novo arcebispo, no dia de sua posse, no sábado (6) em missa na Catedral de Brasília, em que dom Sérgioafirmou que a igreja deve dialogar com todos os segmentos da sociedade, ficar atenta a todas as situações, a todos os ambientes, valorizando a realidade existente.Para ele, disse o senador, "a igreja missionária não se acomoda, é a igreja que sai, que vai ao encontro".
Ainda segundo Rollemberg, dom Sérgio salientou que a capital brasileira não se resume ao poder político, mas sofre com situações de pobreza, violência e consumo de drogas.
O senador destacou ainda declaração feita por dom Sérgio da Rocha a respeito da situação política: "não se deve desistir da ética e dos valores da honestidade, da transparência e da justiça social". Ainda segundo o parlamentar, o novo arcebispo avalia que essas não são "palavras vazias", mas posturas que têm consequências na vida do político e repercussão em toda a sociedade e na igreja. E salientou que a prioridade da igreja é "com os que mais sofrem".
Biografia
O parlamentar disse que dom Sérgio da Rocha nasceu em Dobrada, interior de São Paulo em 21 de outubro de 1959. Ele ordenou-se padre em Bom Jesus de Matão em agosto de 1991. Cursou a faculdade de na Universidade de São Carlos e formou-se em Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. Fez mestrado em Teologia Moral pela Faculdade Nossa Senhora Assunção, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Lorena (SP), obteve o doutorado na Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Ele foi bispo auxiliar de Fortaleza, continuou o senador, e atualmente exerce o cargo de presidente da Comissão Episcopal de Doutrina da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
08/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rodrigo Rollemberg saúda papa Francisco
Rodrigo Rollemberg lamenta ‘situação de abandono’ de Brasília
Rodrigo Rollemberg aponta desigualdade social de Brasília
Rodrigo Rollemberg defende área de nascente em Brasília
Rodrigo Rollemberg denuncia superfaturamento em obras do estádio de Brasília
Rodrigo Rollemberg defende abertura da Copa do Mundo em Brasília