Romero Jucá: Bolsa Família é patrimônio do povo brasileiro



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) declarou, na tarde desta segunda-feira (20), que o programa Bolsa Família é uma conquista que não tem retrocesso. Ele disse que o programa é patrimônio do povo brasileiro e tem sido, inclusive, ampliado no governo da presidente Dilma Rousseff. Para Jucá, qualquer boato é muito menor que a verdade, e a verdade sempre prevalece.

– A verdade é que o Brasil tem o programa social mais relevante e mais vencedor do mundo, imitado em vários países – afirmou.

Durante o último fim de semana, um boato sobre o fim do Bolsa Família levou milhares de pessoas em 12 estados do país às agências da Caixa Econômica Federal em busca de saques. Houve confusão e até depredação em algumas agências. Em nota, a Caixa informou que o pagamento do programa vai ocorrer normalmente, de acordo com calendário estipulado pelo governo federal.

Sobre a acusação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, que, pelo Twitter, atribuiu a disseminação do rumor à "central de boatos da oposição", Jucá disse que a própria ministra deve responder. Ele afirmou não acreditar que a oposição se “preste a fazer esse tipo de fofoca, pelo menos publicamente”, pois seria “uma burrice e uma ignorância”.

– Fazer fofoca contra o Bolsa Família é ir contra o povo brasileiro – disse.

Segundo o senador, o boato não é uma forma “inteligente” de fazer campanha contra o governo, considerando que a iniciativa tenha tido um fim eleitoral. Ele lembrou que o programa foi ampliado recentemente e disse que, com a verdade, o governo fica fortalecido.

– Se partiu de alguém da oposição, foi uma proposta extremamente burra e que reforça a posição do governo – completou.

No Plenário, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) manifestou "perplexidade e indignação" com a mensagem da ministra Maria do Rosário. Já o senador Jorge Viana (PT-AC) lamentou a circulação dos boatos. Dizendo-se estarrecido com o fato, Jorge Viana considerou criminosa a divulgação da notícia falsa, que poderia ter tido consequências trágicas para as pessoas cadastradas no programa.

Democracia

Jucá também se manifestou, na mesma entrevista, sobre as palavras do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que, em palestra numa faculdade de Brasília, disse que os partidos políticos são de "mentirinha" e que o Congresso Nacional é "ineficiente" e "inteiramente dominado pelo Poder Executivo".

Para Jucá, Joaquim Barbosa tem o direito de avaliar os partidos políticos e emitir sua opinião e posição pessoal, já que o Brasil vive uma democracia e que cada um tem direito de opinar.

– É uma declaração a ser avaliada por cada brasileiro – concluiu.



20/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá elogia Programa Bolsa-Escola

Romero Jucá aplaude iniciativa social da Bolsa de Valores de SP

Romero Jucá elogia ampliação da bolsa-atleta e regularização fundiária em Roraima

Romero Jucá diz que governo brasileiro está perplexo com os atentados nos EUA

Jucá defende ampliação do Bolsa-Família

Jucá diz que libertação do povo brasileiro depende de educação