Romero Jucá defende governo Lula após discurso de Jarbas Vasconcelos



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse da tribuna que considerou muito construtivo o discurso que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) acabava de pronunciar, nesta terça-feira (3). Na opinião de Jucá, foi um discurso que traçou caminhos e apresentou propostas com que todos concordam.

- Todos nós queremos o combate à corrupção, todos nós queremos reforma partidária, fortalecimento dos partidos, nitidez ideológica, fidelidade. Enfim, instrumentos para que a democracia brasileira possa se fortalecer ainda mais - afirmou o líder do governo.

Romero Jucá ressaltou, no entanto, que teria faltado ao discurso de Jarbas Vasconcelos um registro dos esforços que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria empreendendo para conter a corrupção no país. Jucá afirmou que o próprio presidente Lula tem tomado todas as providências visando a apuração de casos denunciados.

- O governo do presidente Lula tem, ao longo desses anos, estruturado e fortalecido a Polícia Federal; tem estruturado a CGU [Controladoria Geral da União]; tem atuado em conjunto e plenamente com o Ministério Público Federal; tem tomado todas as providências necessárias para que os casos que surjam, que sejam apontados, possam ser efetivamente apurados e punidos quando assim a apuração apontar - argumentou Jucá.

O líder do governo ainda pediu à Mesa do Senado que fossem acrescentadas a seu pronunciamento as notas emitidas pelo Ministério de Minas e Energia e pela companhia Furnas Centrais Elétricas sobre a questão envolvendo o Fundo de Pensão dos funcionários dessa estatal. O caso foi citado por Jarbas Vasconcelos como exemplo que corroborava suas denúncias.

- Quero registrar que o ministro Lobão tomou todas as providências e a direção de Furnas também, para que esse episódio da Fundação Real Grandeza pudesse efetivamente ser feito no sentido de proteger e defender o interesse dos servidores de Furnas - afirmou Jucá.

O senador Romero Jucá anunciou que até o final do mês apresentará um projeto de emenda à Constituição e um projeto de lei propondo modificações na estrutura política do país.



03/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos defende afastamento imediato de Sarney e critica interferência de Lula no Congresso

Jarbas Vasconcelos acusa governo Lula de paralisar obras de irrigação no Nordeste

Jarbas Vasconcelos analisa conjuntura nacional e declara oposição ao governo Lula

Jarbas Vasconcelos faz criticas ao governo e defende Lei de Responsabilidade Fiscal

Romero Jucá elogia unificação dos programas sociais pelo governo Lula

Jarbas Vasconcelos critica apoio de Lula a Sarney