Romero Jucá defende manutenção do processo de escolha dos suplentes



O líder do governo no Senado, Romero Jucá, defendeu, nesta quinta-feira (31), que não seja alterado o processo de escolha dos suplentes de senadores. Sua proposta é contrária, por exemplo, à do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que reivindica o fim da suplência em sua forma atual. Para Jucá, é necessário que os candidatos a suplente "tenham visibilidade durante a campanha, aparecendo, inclusive, no horário eleitoral, para que sejam conhecidos pelos eleitores".

VEJA MAIS

- A visibilidade do suplente poderá dar votos ao candidato ou tirá-los - considerou.

Romero Jucá criticou as propostas que admitem a possibilidade de os suplentes de senadores serem os candidatos mais votados entre os não-eleitos. Na sua opinião, "não há sentido em, por exemplo, um adversário assumir o meu cargo". Essa sugestão, no entanto, foi apresentada por Demóstenes Torres no relatório elaborado a partir de uma série de propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam da suplência de senadores.

Investigação

Ao comentar o projeto que institui um regimento para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado (PRS 38/07), Romero Jucá reiterou ser contra a investigação, pelo conselho, de atos praticados por senadores antes de assumirem seus mandatos. Sustentou ainda que esse tipo de investigação dever ser realizado pelo Supremo Tribunal Federal, e não pelo Congresso Nacional. A questão voltou a debate com a posse de Edison Lobão Filho (DEM-MA), acusado de ser sócio oculto de uma distribuidora de bebidas supostamente envolvida num esquema de sonegação de impostos.

- Uma coisa é discutir ética na ação parlamentar. Outra coisa é discutir uma questão criminal, como, por exemplo, a sonegação, que deve ser investigada pelo Supremo Tribunal Federal - ponderou.

Ao contrário do líder do governo, o senador José Nery (PSOL-PA) defende que o Conselho de Ética investigue denúncias sobre atos praticados pelos senadores antes de sua posse. Nery afirmou que pretende reapresentar, em Plenário, uma emenda com esse objetivo ao PRS 38/07.



31/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende mudança na forma de escolha de suplentes de senador

Romero Jucá defende aprovação da PEC da Música

Romero Jucá defende alimentos transgênicos

ROMERO JUCÁ DEFENDE APLICAÇÃO DA LEI CAMATA

Romero Jucá defende votação hoje da CPMF

Romero Jucá defende destinação de 50% dos 'royalties' do pré-sal à educação