Paim defende mudança na forma de escolha de suplentes de senador



O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, nesta sexta-feira (15), em Plenário, mudanças na forma de escolha de suplentes de senadores. Ele disse que poderá apresentar proposta de emenda à Constituição (PEC) para que o suplente passe a ser o segundo senador mais votado ou, conforme sugestão do senador Cristovão Buarque (PDT-DF) apresentada em aparte, para que seja realizada outra eleição em caso de afastamento do titular.

Paim observou que, na maioria das vezes, o suplente que assume o cargo quando o titular se afasta - para assumir um ministério, por exemplo - é desconhecido do eleitor. Em algumas situações, afirmou, o suplente apenas foi o financiador da campanha do candidato ao Senado. O senador lembrou que, ao ser eleito, o parlamentar assume compromissos com seu eleitorado, que o elegeu em função de uma proposta apresentada.

Lembrou ainda Paim que foi eleito no Rio Grande do Sul para combater todo tipo de discriminação, buscar políticas de emprego, bem como contribuir para melhorar a educação e incentivar o ensino técnico no país. Ele destacou que não considera correto abandonar suas propostas.

- (São) Tantos temas que me moveram a vir para o Senado da República, e entendo que não seria correto, de um momento para o outro, eu, num desprestígio aos eleitores, sair para cuidar de uma ou outra pasta - ressaltou.

Paim fez questão de lembrar que já foi convidado para assumir os cargos de ministro do Trabalho e Emprego, de ministro da Previdência e Assistência Social, bem como de ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, mas recusou todos.

Matemática

Em seu pronunciamento, ainda, Paim cumprimentou os estudantes que se destacaram na 3º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2007, e em especial os alunos gaúchos que também foram premiados em nível internacional, escolhidos entre quase 800 mil alunos das 2.976 escolas que participaram da competição no estado.

Na opinião do senador, o treinamento na resolução de problemas de matemática contribui para o "desenvolvimento da habilidade lógica, da criatividade e da sociabilidade, bem como de métodos adequados de pensamento e de trabalho".

O senador fez questão de registrar os nomes dos estudantes gaúchos premiados na olimpíada. São eles: Jamile Katiele Fritzen, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano, do Município de Arroio do Meio; Nathalia Choairy Myrrha, do Colégio Militar de Santa Maria, do Município de Santa Maria; Jeferson Ferreira Guimarães, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Borges de Medeiros, do Município de Campo Bom; Daniel dos Santos Bossle, do Colégio Militar de Porto Alegre, da Cidade de Porto Alegre; Dieilon Martins da Silva, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana, do Município de Ibirubá; Bárbara Limberger Nedel, da Escola Estadual de Educação Básica Sepeti Arajú, do Município de Frederico Westphalen; Tobias Spellmeier Lucian, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antonio, do Município de Imigrante; Guilherme Roballo, do Colégio Militar de Porto Alegre, da Cidade de Porto Alegre; Jeferson Mendes Iepsen, da Escola Estadual de Ensino Médio Cruzeiro do Sul, do Município de São Lourenço do Sul; Otávio de Macedo Menezes, do Colégio Militar de Porto Alegre, da Cidade de Porto Alegre; Arthur Holstein de Camargo, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, da Cidade de Porto Alegre; e Iuri Freytag, da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano da Cunha, do Município de Novo Hamburgo.



15/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


LAURO PROPÕE MUDANÇA NA ESCOLHA DOS SUPLENTES DE SENADORES

Romero Jucá defende manutenção do processo de escolha dos suplentes

Wilson Santiago defende eleição de senador com dois suplentes

Marfan defende na CCJ nova forma de escolha de procuradores-gerais

Proposta de Sibá quer disciplinar a escolha de suplentes

Escolha de suplentes só pode ser revista em reforma política, diz Garibaldi