Romero Jucá destaca avanços da reforma no ensino profissional
A reforma da educação profissional conduzida no governo Fernando Henrique Cardoso recebeu elogios do senador Romero Jucá (PSDB-RR). Com base em publicação da série Política e Resultados 2002, o parlamentar exaltou o avanço na oferta de vagas e na qualidade do ensino técnico resultante dessa reforma, implementada a partir do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep).
De acordo com Jucá, a reformulação do ensino técnico-profissional no país começou a ser demandada em meados da década de 80. Uma nova revolução da tecnologia industrial mudava a concepção européia até então adotada, que previa a manutenção de um mesmo padrão tecnológico por um longo período. A mudança de ótica impunha -gerar condições de educação permanente, aliada a uma constante adaptação à acelerada evolução tecnológica-, comentou o senador.
Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Educação, na gestão de Paulo Renato Souza, promoveu a expansão e modernização do sistema de ensino profissional, conforme assinalou. Os recursos canalizados para o Proep deveriam propiciar a melhoria dos aspectos técnico-pedagógicos, a adequação e atualização dos currículos, a capacitação de recursos humanos e a oferta de vagas em sintonia com as demandas do mercado de trabalho.
- Julga o Ministério da Educação que o Proep ofereceu eficaz contribuição à causa da eqüidade, porquanto gerou a oportunidade de se realizarem cursos de pequena duração, qualificando para o mercado de trabalho a população de origem mais modesta - observou Romero Jucá.
Outro mérito do programa por ele destacado foi a estruturação, nas escolas técnicas, de um sistema de acompanhamento de egressos da educação profissional. Um modelo de avaliação desse grupo, montado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Ministério da Educação, apontou em 2001 a inserção de 82% dos técnicos de nível médio no mercado. Desses, 30% registraram aumento de renda e 76% demonstraram um bom nível de satisfação com o curso realizado.
28/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
ROMERO JUCÁ DESTACA AVANÇOS NO SETOR DE TRANSPORTES
Crescimento no ensino superior na era FHC superou os últimos 14 anos, diz Romero Jucá
ROMERO JUCÁ DESTACA INAUGURAÇÃO DA BR-174
ROMERO JUCÁ ELOGIA MINISTRO PAULO RENATO PELAS MUNDAÇAS NO ENSINO MÉDIO
Romero Jucá destaca os 122 anos de Boa Vista
Romero Jucá destaca importância da Comara