Romero Jucá destaca avanços da reforma no ensino profissional



A reforma da educação profissional conduzida no governo Fernando Henrique Cardoso recebeu elogios do senador Romero Jucá (PSDB-RR). Com base em publicação da série Política e Resultados 2002, o parlamentar exaltou o avanço na oferta de vagas e na qualidade do ensino técnico resultante dessa reforma, implementada a partir do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep).

De acordo com Jucá, a reformulação do ensino técnico-profissional no país começou a ser demandada em meados da década de 80. Uma nova revolução da tecnologia industrial mudava a concepção européia até então adotada, que previa a manutenção de um mesmo padrão tecnológico por um longo período. A mudança de ótica impunha -gerar condições de educação permanente, aliada a uma constante adaptação à acelerada evolução tecnológica-, comentou o senador.

Com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Ministério da Educação, na gestão de Paulo Renato Souza, promoveu a expansão e modernização do sistema de ensino profissional, conforme assinalou. Os recursos canalizados para o Proep deveriam propiciar a melhoria dos aspectos técnico-pedagógicos, a adequação e atualização dos currículos, a capacitação de recursos humanos e a oferta de vagas em sintonia com as demandas do mercado de trabalho.

- Julga o Ministério da Educação que o Proep ofereceu eficaz contribuição à causa da eqüidade, porquanto gerou a oportunidade de se realizarem cursos de pequena duração, qualificando para o mercado de trabalho a população de origem mais modesta - observou Romero Jucá.

Outro mérito do programa por ele destacado foi a estruturação, nas escolas técnicas, de um sistema de acompanhamento de egressos da educação profissional. Um modelo de avaliação desse grupo, montado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com o Ministério da Educação, apontou em 2001 a inserção de 82% dos técnicos de nível médio no mercado. Desses, 30% registraram aumento de renda e 76% demonstraram um bom nível de satisfação com o curso realizado.



28/03/2003

Agência Senado


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