ROMERO JUCÁ ELOGIA MINISTRO PAULO RENATO PELAS MUNDAÇAS NO ENSINO MÉDIO



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) destacou nesta terça-feira (dia 14) a atuação do ministro da Educação, Paulo Renato Souza, pela mudanças significativas que vem empreendendo no ensino. Conforme o senador, o trabalho do ministro já permite divisar um novo ensino médio que, dentro de alguns anos, propiciará a criação de uma escola de qualidade, "capaz de responder efetivamente às reais aspirações e necessidades dos jovens e da sociedade".

Romero Jucá citou como exemplo o recente lançamento, pelo ministério, da publicação O novo ensino médio - A revolução do conhecimento chega às escolas brasileiras. Segundo ele, o livro contém os três eixos fundamentais para uma nova educação, baseada no estímulo à vontade de aprender e no desenvolvimento do espírito crítico e na capacidade de resolver problemas. Ele explicou que a publicação é fruto de um imenso diálogo nacional entre atores que formam a rede brasileira de ensino médio, e reforça a idéia de participação da família, das instituições e de toda a sociedade na formação dos jovens.

O senador ressaltou que o ensino médio assume um papel fundamental para o encaminhamento profissional dos jovens, que precisam, além de receber a formação elementar proporcionada pelo ensino fundamental, preparar o seu futuro profissional, seja para estudos técnicos ou para o acesso ao nível superior.

- Da concepção à implementação, essa reforma no ensino médio apresenta-se como uma iniciativa verdadeiramente inovadora, porque privilegia, no processo de ensino aprendizagem, a compreensão contextualizada em lugar do conhecido "decoreba", de mera repetição de fórmulas, e facilita ao educando a real possibilidade de utilizar no cotidiano os ensinamentos que recebe na escola - afirmou o parlamentar.

No novo papel que começam a assumir, as escolas não receberão um currículo pronto, com conteúdo e disciplinas fixos, explicou Jucá. Ao contrário, em articulação com os conselhos estaduais de Educação, os centros de ensino, atendendo às peculiaridades regionais, vão desenvolver seus próprios currículos.

O senador classificou as mudanças implementadas pelo Ministério da Educação nos últimos seis anos como "necessárias e oportunas" e destacou que vêm ocorrendo "dentro de um dinâmico e inteligente processo de diálogo social, culminando, agora, num novo ensino médio".

14/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada MP que destina recursos ao ensino médio e às regiões atingidas pelas chuvas no Sul e no Sudeste

Romero Jucá destaca avanços da reforma no ensino profissional

Romero Jucá elogia atuação do TCU

Romero Jucá elogia Embrapa

Romero Jucá elogia trabalho do TCU

Crescimento no ensino superior na era FHC superou os últimos 14 anos, diz Romero Jucá